
Foto: Reprodução/FMABC
Volta a aumentar o número de casos graves de Covid-19 no Brasil. “Está aumentando no Brasil e no mundo. Só que saiu da pauta, ninguém fala“, diz o infectologista David Uip, ex-secretário de Saúde de São Paulo (2013-2018).
Considerado uma referência em infectologia no país, Uip teve atuação importante no combate a Covid 19 no período da pandemia. O médico foi entrevistado pelo Alt Tabet, do Canal UOL, nesta quarta-feira (1°).
De acordo com a publicação, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, divulgou dados da doença em 2025. Até o último dia 22 de setembro, “foram notificados 307.928 casos e mais de 2 mil óbitos por covid-19“.

O médico destaca que a doença é muito menos letal entre as pessoas vacinadas. Porém, nesse público, apresenta maior risco para idosos e pessoas com doenças crônicas.
“Nos indivíduos protegidos por vacina, em doses adequadas, ele é imensamente menos letal. Nos extremos de idade, principalmente nos mais velhos, com comorbidades, indivíduo que sofre de coração, de pulmão, não vacinado, é uma doença eminentemente grave e mortal…”, ressalta o infectologista ao Alt Tablet.
Alerta: doutor David Uip alerta que o uso inadequado de antibióticos acelera a crise das superbactérias.
Ele cobra ações urgentes para frear a multirresistência e evitar milhões de mortes até 2050. “Se nada for feito, até 2050 morrerão 38 milhões de seres humanos por bactérias multirresistentes. Esse número ultrapassará o de mortes por doença cardiovascular e câncer. É disso que nós estamos falando“.
– Segundo informações, atualmente, o médico é secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo e reitor do Centro Universitário FMABC. Recentemente, foi eleito membro titular da Academia de Medicina de São Paulo.