PUBLICIDADE
DestaqueMunicípiosNegóciosNotícias

Agricultura familiar na Bahia: conheça programas desenvolvidos pela SDR e saiba como participar

A SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), divulgou na semana passada, algumas ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia voltadas para a Agricultura Familiar, através da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional). Segundo o órgão, no primeiro semestre de 2025 “o Governo do Estado consolidou um conjunto de ações estruturantes que estão transformando a vida de milhares de famílias no campo, promovendo inclusão produtiva, geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento rural“.

Criada em dezembro de 2014 pela Lei nº 13.204, a SDR informa que entre os projetos executados este ano, estão mais de 400 mercados da agroindústria, construídos ou requalificados, “produzindo mais de 6 mil produtos, como doces, iogurtes, chocolates e farinhas, que vêm conquistando espaço no mercado com identidade, qualidade e inovação“.

Segundo as informações, cerca de 480 profissionais da CAR (agentes de negócio, produção e gestão), estiveram em campo para auxiliar na produção rural. *Nos contatos mais abaixo, saiba mais sobre outros programas realizados pela SDR e como participar.

Combate à fome: para ajudar no combate a fome “a CAR estruturou 100 cozinhas comunitárias nos 14 maiores municípios da Bahia, responsáveis pela distribuição de mais de 1,5 milhão de refeições no primeiro semestre de 2025“, revela a publicação, afirmando que “a iniciativa foi ampliada com o lançamento do programa Comida no Prato 2, que destinará R$ 38 milhões à implantação de outras 100 cozinhas comunitárias em todo o estado“, informa a Secretaria.

Enfrentamento da estiagem: já as famílias que tiveram suas plantações afetadas pelo período de estiagem prolongada no Semiárido baiano, “a CAR coordenou uma série de ações emergenciais que beneficiaram mais de 33 mil famílias até junho de 2025. Entre as medidas, destaca-se a distribuição de 150 mil sacas de milho, parte de um total de 250 mil sacas previstas, para garantir a alimentação dos rebanhos. Também foram instalados tanques-pipa e equipamentos diversos, além da implantação de tecnologias sociais voltadas à captação, armazenamento e uso eficiente da água, como as cisternas calçadão e os barreiros trincheira, soluções sustentáveis e adaptadas à realidade do Semiárido“.

Produção e habitação: a SDR diz também que reforçou o auxílio à produção, “com a entrega de kits produtivos, maquinários e insumos a milhares de famílias e grupos produtivos“. As ações contemplaram os produtores de leite, mel, mandioca, horticultura, galinha caipira, entre outros. E afirma que “em paralelo, a CAR tem avançado no programa de habitação rural, com a retomada de obras paralisadas e a construção de novas unidades por meio do Viver no Campo – Minha Casa Minha Vida Rural, priorizando comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais“.

Mercado virtual: denominado de Mercaf (mercado virtual) foi criado para a comercialização online e entregas dos produtos em Salvador e na região metropolitana, no prazo de até 24 horas.

Parceria com os Correios: uma das conquistas que está sendo comemorada, é a parceria com os Correios, visando a agilidade na logística das cooperativas e associações para as vendas dos produtos produzidos pela agricultura familiar. “A iniciativa, viabilizada pela CAR em parceria com a Federação Unicafes Bahia, permite coletas programadas nas cooperativas, envio de amostras para feiras, personalização das entregas, inclusive atendimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e envio de produtos para todo o território nacional, com soluções logísticas mais rápidas, eficientes e seguras“, destaca a SDR.

*Contato: para conhecer mais sobre os programas desempenhados pela Secretaria, entre em contato pelo site https://www.ba.gov.br/sdr/ ou pelo telefone (71) 3115-6700.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo