*Editorial – Por: Dell Santana
Uma conversa que vem se intensificando nos últimos dias, é a possível fusão entre os partidos Podemos e o veterano PSDB, para a formação de uma nova sigla na Bahia.
O plano ganhou ainda mais notoriedade a partir da aliança cada vez mais fortalecida do Podemos com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), “do qual faz parte da base desde 2023“, conforme noticiou o portal A Tarde nesta quarta-feira (4). “O reforço da parceria aconteceu durante encontro dos dirigentes nacionais da legenda com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT)“, diz a postagem.
Segundo a matéria, o presidente estadual do Podemos, Heber Santana, titular da Defesa Civil, destacou: “é importante consolidarmos essa aliança em favor da Bahia, mas que também cria um ambiente de unidade para que a gente possa continuar trabalhando pelo povo baiano…”. Consta também, que “a ideia é que o novo partido abandone os traços ‘tucanos’ da segunda legenda, adotando o número 20, da primeira sigla, nas urnas” afirma a publicação.
Cruz das Almas: em se confirmando a fusão das duas legendas no Estado, em Cruz das Almas, no Recôncavo, os holofotes se voltarão, especialmente para o presidente da Câmara, o vereador Eurícles Neto, um dos principais aliados do prefeito bolsonarista Ednaldo Ribeiro (Republicanos). Nas eleições do ano passado, o Podemos elegeu ele e o ex-petista Gerson Rubrunegro, que tornou-se líder da bancada do prefeito no Legislativo. Mas o que vem chamando a atenção, é que Neto já não esconde o desejo de candidatar-se a prefeito em 2028, numa possível chapa com o atual vice-prefeito Ronivon Lemos (caso continue na base de Ribeiro). Porém, não é novidade o clã dos Ribeiros esteja preparando Ronivon para a sussessão no Paço Municipal. – A pergunta é… Neto que já adotou o slogan “vou fazer história nessa cidade“, se manterá no grupo, ou mergulhará na lacuna deixada pela oposição local (após a vergonhosa derrota em 2024) para ter Jerônimo em seu palanque, uma vez que almeja é a titularidade do Executivo? Afinal, nos últimos dias, o vereador também tem mantido agendas com os governos estadual e federal. O Acesse News vem tentando uma entrevista com ele, mas ainda sem retorno.
PUBLICIDADE
É claro que esse cenário ainda é um projeto embrionário na política cruzalmense. Mas, muito possível. Visto que, a turma da oposição, além de esfacelada, vive sumida. Desapareceu da cidade. Dos quatro candidatos que disputaram com Ednaldo, apenas o professor Luciano Borba é visto com frequência por aqui.
Enquanto isso, os atuais mandatários, nadam de braçada, fazendo o que aparece perante os olhos da população… festa e obras estruturais. – Bons de marketing, vendem bem, a imgem de “bons gestores”!
——————

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).
