
Implantada pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica), ligado à SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública da Bahia), a CIN (Carteira de Identidade Nacional), chegou a marca de 1 milhão de emissões no Estado. A primeira via do documento “é gratuita e está disponível à população nas 87 unidades fixas da Rede SAC, distribuídas em 74 municípios no Estado, além das três carretas do SAC Móvel”, diz o comunicado enviado nesta terça-feira (3), ao Acesse News.
Para fazer a nova CIN, é necessário realizar agendamento prévio através do aplicativo, ou no portal ba.gov.br ou pelo call center: 0800 071 5353 / (71) 4020-5353. Após essa etapa, comparecer presencialmente a unidade SAC indicada.
“O atendimento da CIN iniciou em julho de 2024 e, de lá pra cá, o SAC vem desenvolvendo diversas ações com o intuito de atender ao máximo possível de pessoas. Os postos que funcionam nos quatro grandes shoppings de Salvador atendem com horário estendido até às 21h e já contabilizam cerca de 140 mil atendimentos. Nos 21 postos do interior e nos 51 Pontos SAC, que realizam uma força-tarefa em dias de sábado apenas para a CIN, o número de atendimentos chega a quase 400 mil“, destaca a nota.
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Para facilitar a emissão do novo documento, o SAC também tem promovido ações como o projeto CIN nas Escolas. “Através da equipe SAC Itinerante, o projeto já passou por 12 escolas estaduais, na capital e no interior, concretizando, aproximadamente, 7 mil atendimentos para estudantes da rede pública e comunidade escolar“. Outra ideia é o atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, numa parceria com secretarias de Estado e com o IIPM (Instituto de Identificação Pedro Mello), vinculado a SSP, alcançando mais de 6 mil beneficiados.
Para Nilza Rios, diretora operacional do SAC, “o intuito do SAC é fazer com que o serviço alcance o maior número de pessoas no menor tempo possível, através de ações proativas e humanistas“.
Sobre a CIN: a tem o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como número único de identificação. Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil atualizada, original ou cópia autenticada. Nela podem constar outros números com da CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado Militar. Também possui uma versão digital disponível no GOV.BR (três dias após a impressão). O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados. Validade: o prazo de validade varia de acordo com a faixa etária (de 0 a 12 anos incompletos), 5 anos; (12 a 60 anos incompletos) 10 anos; (acima de 60 anos), indeterminada. “É importante lembrar que a troca do antigo RG pela nova CIN não é urgente e pode ser feito até fevereiro de 2032“.
O que pode adicionar: podem ser adicionadas também, condições de saúde como o TEA (Transtorno do Espectro Autista); deficiências auditiva, visual, física e intelectual e até informações do tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Nome social: outra novidade, é a inclusão do nome social a caso a pessoa queira. “Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro“, esclaece o informativo.