Notícias

Autismo no Brasil: dados do Censo 2022 afirmam que 2,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com o transtorno

Levantamento do Censo Demográfico 2022 identificou, no Brasil, 2,4 milhões (atualmente esse número pode ser maior) de pessoas diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), o que corresponde a 1,2% da população. 1,4 milhões são homens (1,5%) e cerca de 1,0 milhão são mulheres. Por faixa etária, pouco mais de 26 mil (2,6%), têm entre 5 a 9 anos. Os dados são baseados em diagnósticos dos pelo país médicos.

As informações divulgadas nesta sexta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), foram coletadas pelo “Censo Demográfico 2022: Pessoas com Deficiência e Pessoas Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista – Resultados preliminares da amostra“.

PUBLICIDADE

Segundo Raphael Alves, membro da equipe técnica temática que realizou o Censo, “não existe grande diferença entre as Grandes Regiões. O Centro-Oeste têm uma proporção um pouco menor, com 1,1%, enquanto as demais têm 1,2% da população com diagnóstico de TEA. Em números absolutos, assim como para o total da população, o Sudeste concentra a maioria, com um pouco mais de um milhão de pessoas diagnosticadas com autismo, seguido pelo Nordeste, com 633 mil; Sul, com 348,4 mil; Norte; com 202 mil e Centro-Oeste, com 180 mil“.

O levantamento completo que aparenta conter erros de cálculos, como os que mostram os percentuais afirmando a maioria está entre crianças e adolescentes. Nos grupos por faixa etária, o diagnóstico foi maior entre os jovens: 2,1% (no grupo de 0 e 4 anos de idade), 2,6% (entre 5 e 9 anos), 1,9% entre (10 e 14 anos) e 1,3% (entre 15 e 19 anos). “Esses percentuais representam, ao todo, 1,1 milhão de pessoas de 0 a 14 anos com autismo. Nos demais grupos etários, os percentuais oscilaram entre 0,8% e 1,0%“. Clique aqui e confira todos os números.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo