CIN: unidades SAC continuam atendendo para emissão do documento; inclusive com plantões aos sábados

A Saeb (Secretaria da Administração), através da Rede SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), informa que o atendimento para fazer a CIN (Carteira de Identidade Nacional), nos postos SAC (incluindo o SAC Móvel), continua acontecendo normalmente. “A procura pelo documento está muito grande, visto que é uma novidade, é totalmente gratuito, e sem definição de público-alvo, isto é, a CIN está disponível para toda a população brasileira“, diz o comunicado enviado à imprensa.
A ideia é ampliar a emissão da CIN em todo o Estado. Para isso, o SAC está desenvolvendo diversas ações extras, tais como:
- Equipe SAC Itinerante em escolas estaduais. Ddesde janeiro já passou por seis colégios na capital e em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e em breve estará em Candeias e Senhor do Bonfim.
- Atendimento a cidadãos em vulnerabilidade social, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
- Abertura dos postos do interior aos sábado (somente para atendimento da CIN)
- Ampliação do horário de atendimento em dois grandes shoppings da capital e com previsão de se estender a mais dois shoppings
PUBLICIDADE
Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original e atualizada ou cópia autenticada. Já a validade, varia de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos (5 anos); de 12 a 60 anos incompletos (10 anos) e acima de 60 anos (indeterminada).
“Vale ressaltar que o antigo RG tem validade até fevereiro de 2032. Portanto, a substituição deste documento pela CIN, pode ser feito, gradualmente, em um intervalo de sete anos. A primeira via da CIN sempre será gratuita porque o documento de identificação é um direito de todo e qualquer cidadão brasileiro“, destaca o informativo.
Na nova CIN poderão ser inclusas as condições de saúde; indicação sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista); deficiências auditiva, visual, física e intelectual; tipo sanguíneo, fator RH; opção doador de órgão; nome social (caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, valerá apenas o novo registro).
Versão digital: também possui a versão digital, que estará disponível no GOV.BR, três dias após a impressão. No documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade.
CINs Esquecidas: a Secretaria afirma existir mais de 50 mil CINs esquecidas pelos donos em postos da Rede SAC e precisam ser retiradas.
Sobre a CIN: a informação é de que a CIN tem numeração única que valerá também como CPF (Cadastro de Pessoa Física). E será permitido a inclusão dos números da CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.