A afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu durante entrevista coletiva após visita à Rússia, neste sábado (10). Segundo ele, “as vítimas não serão prejudicadas. Quem vai ser prejudicado são aqueles que um dia ousaram explorar o aposentado e o pensionista brasileiro, criando entidades e fazendo promessas possivelmente nunca cumpridas para esse povo“.
O crime descoberto em investigação conduzida pela PF (Polícia Federal) e CGU (Controladoria-Geral da União), aponta para desvio, por meio de sindicatos e associações, de mais de R$6 bilhões descontados na mensalidade dos beneficiários do INSS.
A fala do presidente vem após mais um escândalo que de certa forma mexeu com a estrutura do governo, embora as investigações indicam que os recursos começaram a ser descontados desde 2019.
Apesar de não ter definido um prazo para a devolução do dinheiro às vítimas, conforme noticiou o portal CNN Brasil, Lula comentou o trabalho de investigação e assumiu o compromisso de ressarcir quem foi lesado. “A CGU e a Polícia Federal, num processo de investigação com muita inteligência, sem alarde, conseguiram desmontar uma quadrilha montada desde 2019 nesse país. Aquelas entidades que roubaram vão ter os bens congelados. Nós vamos, desses bens, repatriar o dinheiro para que a gente possa pagar as pessoas“, disse ele, complementando, “foi um assalto a aposentados e pensionistas deste país“.

De acordo com o comunicado do Palácio do Planalto, o presidente ressaltou que na apuração, é importante saber separar as entidades sérias, daquelas criadas para cometer crimes. Para Lula, “devolver os recursos vai depender de constatar a quantidade de pessoas que tiveram o nome em uma lista sem que tivessem assinado. Tanto a CGU como a Polícia Federal foram a fundo na exploração para chegar no coração da quadrilha“, destacou.
Aviso aos beneficiários: ainda segundo a nota, na última quinta-feira (8), também em coletiva de imprensa os titulares do Ministério da Previdência Social, da Advocacia-Geral da União, da Controladoria Geral da União e o presidente do INSS, explicaram que aposentados e pensionistas serão avisados sobre a devolução dos valores através dos canais oficiais do INSS. Segundo eles, quem teve valores descontados sem autorização, vão precisar comprovar de maneira simplificada.
Lula prometeu que o veverno seguirá firme para identificar os responsáveis pelo crime. “Eles [os fraudadores] não foram no cofre do INSS, foram no bolso do povo. É isso que nos deixa revoltados. E é por isso que vamos a fundo para saber quem é quem nesse jogo…”, enfatizou, dizendo que vai apurar e apresentar os responsáveis para a sociedade.