PUBLICIDADE
DestaqueExteriorNotícias

Fumaça branca anucia escolha do novo Papa; um americano de Chigago

A fumaça branca que saiu pela chaminé da Capela Sistina no início da tarde desta quinta-feira (8), indicou que o americano Robert Prevost, 69, é o novo Papa. Ele será chamado Leão XIV. O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti, em um rápido pronunciamento em latim, conforme a tradição da Igreja Católica.

Era pouco mais das 13h (horário de Brasília), quando a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina dava a boa nova aos fiéis que lotavam a Praça São Pedro e aos demais que acompanhavam pela mídia.

De uma linha considerada modera, Robert Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos. Segundo o Uol, “o número de votos depositados no nome escolhido não foi divulgado“, ele tornou-se o segundo americano a conduzir a Igreja Católica, no Vaticano. O argentino Francisco foi o primeiro.

Quando é lançada a fumaça branca, “de acordo com o que é estabelecido e regulamentado pelo Ordo rituum Conclavis e pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, um cardeal presente na Capela Sistina alcançou a maioria necessária, e a eleição ocorreu canonicamente“, diz o Vatican News, sobre o rito de aceitação. Quanto a conclusão do rito, “o Conclave, especifica a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, termina depois que o novo Papa dá seu consentimento à sua eleição“.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo