Bahia: órgãos do Governo do Estado se mobilizam em apoio a municípios afetados pelas chuvas
Diante das fortes chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior baiano, nos últimos dias, o Governo do Estado, através da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil), vem acompanhando e monitorando a situação das áreas afetadas. “Órgãos e secretarias estaduais também seguem em alerta e prestando apoio à população destes municípios”, destaca o comunicado enviado à imprensa neste sábado (3).
De acordo com a Sudec, até às 16h deste sábado, foram registradas ocorrências nos municípios de Amélia Rodrigues, Buerarema, Camacan (situação de emergência vigente desde 12/4), Canápolis, Camamu, Cicero Dantas, Dias D’ Ávila, Itapé, Jaguaribe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nazaré da Farinas, Pau Brasil, Porto Seguro, Santana, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Valença.
O informativo também traz o relato do governador Jerônimo Rodrigues. “Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado desde o feriado. As equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa e Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender às demandas, garantir assistência e minimizar os transtornos à população. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário aos municípios afetados. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas“, disse ele.
Ainda segundo as informações, na sexta-feira (2), a Sudec enviou kits de ajuda humanitária (colchões, cobertores e higiene pessoal) para Camacan. Já os municípios de Simões Filho e Camamu, receberam lonas para cobertura de encostas. “A equipe técnica da Sudec também segue em contato permanente com as prefeituras e está à disposição para envio de apoio técnico e humanitário, conforme as solicitações registradas oficialmente“.
Já a Seades (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), também atua com apoio técnico por meio do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) com ações emergenciais, “como aluguel provisório, acolhimento de famílias e distribuição de cestas básicas“, diz a nota.

Por sua vez, a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Estado), informou ter acionado a empresa responsável pela obra do aterro no KM 48 da BA-001, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu, entre Bom Despacho e Nazaré, que se rompeu por conta das chuvas.
Apoio a Santo Amaro
Equipes da Defesa Civil, do CBMBA (Corpo de Bombeiros Militar da Bahia) e de outros órgãos estaduais prestaram assistência à população do município de Santo Amaro em virtude da enchente do Rio Subaé.
“[… sob supervisão do comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio, os bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias na cidade, realizando orientações técnicas e monitoramento nos bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Bairro Sacramento, Rua H e Candolândia. A população foi orientada sobre a importância de acompanhar o nível das águas de rios, córregos e lagos e o momento seguro de deixar as residências“, destacou o comunicado.
Orientações: a orientação da Sudec é para que em ocasiões como essa que as pessoas saiam de áreas de risco e procurem locais seguros para se abrigarem. “É importante, também, que a população acompanhe os alertas das defesas civis municipais e os avisos meteorológicos. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193” encerra a nota.
