A frase acima é do jornalista baiano, Antônio Raimundo dos Santos Lima (69), natural de Feira de Santana, com passagem pela Rádio Sociedade da Bahia, Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Tribuna da Bahia e ex-presidente do Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia).
Lima foi um dos cinco entrevistados e entrevistadas da sétima edição da Revista Memória da Imprensa, mídia da ABI (Associação Baiana de Imprensa), lançada no início deste mês. A repórter Anna Valéria (TV Itapoan, TV Aratu e TV Bahia), o cinegrafista Dalvo Santana, a revisora Cora Lima e a ex-secretária de Comunicação da prefeita de SSA, Carmela Talento, completam o quinteto.
A revista impressa enviada aos associados, traz nesta edição um riquíssimo conteúdo sobre “A comunicação da violência e A violência da comunicação“, abordando com os(a)s entrevistado(a)s, esses problemas e outros assuntos que pautam e impactam uma das profissões mais importantes do mundo. Além das entrevistas, tem ainda o ensaio fotográfico “Elas por Elas”, mostrando o universo do trabalho feminino através das lentes das profissionais Sora Maia, Lúcia Correia Lima, Shirley Stolze, Carol Garcia, Paula Fróes e Marina Silva. E completa com os Artigos assinados por Augusto Correia Lima, Marília Moreira, Branco Di Fátima, Paulo Almeida Filho e Daniel Thame.
“O jornal impresso deixou de ser vendido. Hoje, o jornal é mais lido digitalmente.O grande problema é o malefício que as redes sociais – a internet de modo geral, causou ao jornalismo, porque hoje qualquer pessoa que não tem a mínima formação e, sobretudo, nenhum escrúpulo, nem noção da ética jornalística, termina fazendo aquilo que é o papel do jornalista. E as pessoas não sabem distinguir o joio do trigo. Agora, acredito que o bom jornalismo continua sendo o caminho para quem quer ter uma qualidade da informação. O bom jornalismo muitas vezes não ultrapassa o mau jornalismo em termos da audiência. Então terminamos vendo, entre aspas, o mal vencendo o bem…”, trecho da resposta de Raimundo Lima, ao ser perguntado sobre o jornalismo nos dias de hoje. Atualmente ele está buscando escrever história nos palcos, como cantor…@rallieoficial.

Segundo o presidente da ABI, Ernesto Marques, esta sétima edição da revista faz parte “do Projeto Ciclo de Conferência ‘ABI 95+5’, uma das atividades comemorativas dos 95 anos que a Associação Bahiana de Imprensa completa agora, em 2025…”. Confira mais detalhes, dê um play aí no vídeo.