PUBLICIDADE
DestaqueNotícias

A jaca será tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia… confira no vídeo, ações já realizadas em prol da fruta

Inspirada no II CONJASP (Congresso A Jaca e Suas Potencialidades), ocorrido na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Campus de Cruz das Almas, em dezembro de 2024, a Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), realizará no próximo dia 18, uma Audiência Pública para debater a potencialidade da jaca na alimentação das pessoas e importância na geração de renda.

Em material enviado ao Acesse News Yuri Caires Ramos, professor de Fruticultura do curso de Agronomia do CCAAB/UFRB, enfatiza: “essa audiência é uma luta/deliberação do II CONJASP (Congresso A Jaca e suas potencialidades), que foi realizado na UFRB, Cruz das Almas“.

Ainda segundo o professor, “a Audiência Pública fortalece as ações que estamos desenvolvendo para promover o aproveitamento na alimentação escolar e inclusão em outras políticas públicas que garantam a preservação das jaqueiras“. A deia proposta pela deputada estadual Fátima Nunes, pretende reunir políticos e a sociedade para discutir a temática.

Como especialista da área de fruticultura, Ramos fala sobre projetos para angariar verbas para investir na cultura da jaca. “Minha atuação é nas pesquisas relacionadas à Jaca. Atualmente, estamos executando projetos relacionados à produção de mudas e seleção de genótipos. Estamos correndo atrás de recursos financeiros para apoiar outras atividades… A Jaca e o Movimento pelo Desenvolvimento Sustentável“, explicou ele.

No vídeo postado abaixo, é possível acompanhar algumas ações já realizadas pelos organizadores do evento, para mostrar as potencialidades e os valores nutritivos e econômicos da fruta.

De acordo com as informações, além da UFRB, outras instituições também participam dessa demanda pela preservação das jaqueiras. “EMBRAPA, Instituto SOS Rio das Contas, SOS Rio Jaguaripe, Espaço Cultural Janela, Prefeitura de Muritiba, Prefeitura de Conceição do Almeida, Câmara Municipal de Ipiaú…“, são algumas listadas pelos organizadores.

Yuri Ramos que faz parte da comissão organizadora do Conjasp, afirma que a primeira edição do evento aconteceu em Ipiaú e informa que “o idealizador do CONJASP é Emídio Neto, do Instituto SOS Rio das Contas, Ipiaú“.

A audiência acontecerá neste mês de março (numa terça-feira) a partir das 9h, na Sala Luís Cabral, da Assembleia Legislativa. “Marque alguém que precisa saber dessa audiência e compartilhe essa ideia“, pedem os organizadores.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo