PUBLICIDADE
DestaqueExteriorNotíciasPolítica

O retorno de Trum: medidas já tomadas e ameaças após a posse; Brasil e outros países em alerta

O 47º presidente dos Estados Unidos, tomou posse nesta segunda-feira (20), afirmando que o “declínio da América acabou“. Donald Trump fez o primeiro discurso dele no Capitólio por conta do frio que fazia em Washington, onde sugeriu também que foi “salvo por Deus para tornar a América grande novamente“, conforme reproduziu o portal BBC News Brasil.

A imprensa noticiou que em boa parte da fala, o novo/velho presidente americano repetiu discursos da época da campanha quando dizia ter sido perseguido e até voltou a repetir ter perdido para Joe Baiden em 2020 por fraude.

Segundo as informações, entre as principais medidas emergenciais já adotadas nas primeiras horas após assumir o governo, Trump agiu contra a imigração ilegal, anunciou a saída do país da Organização Mundial da Saúde e retirada do acordo das mudanças climáticas, admitiu a retomada do controle do canal do Panamá (por entender que quem está administrando o local é a China) e negociar o fim da guerra.

Economia: o Brasil e boa parte do mundo esperam apreensivos quais serão as medidas do Trump, em relação a economia. “Vamos perfurar, baby, perfurar. A América será uma nação da indústria mais uma vez“, prometeu ele, numa referência a exploração de petróleo e afirmou também que haverá criação de tarifas para produtos estrangeiros, visando valorizar a produção interna e melhorar a condição de vida do povo americano.

Países como China, México, Cuba e Rússia, por exemplo, estão na mira dos EUA. Por sua vez, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que nem foi chamado para a posse, não se sabe ao certo, como será a relação política entre ambos. Já o ex-gestor Jair Bolsonaro, alegou ter sido convidado, porém, foi impedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Presenças na posse: o republicano tomou posse na presença de convidados especiais entre familiares, autoridades e CEOs de grandes empresas, a exemplo da primeira-dama Melania Trump; vice-presidente eleito J.D. Vance e sua esposa Usha; os ex-presidentes Joe Biden e Barack Obama; os donos do X, Elon Musk, da Meta, Mark Zuckerberg e da Amazon, Jeff Bezos; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; a ex-vice-presidente Kamala Harriso; o presidente da Argentina, Javier Milei, entre outros nomes famosos.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo