DestaqueEditorialPolítica

Erika é a voz da esquerda para tentar alcançar milhões de brasileiros e brasileiras impactado(a)s pela fala do Nikolas, sobre o Pix

A deputada paulista Erika Hilton (PSOL), foi a voz escolhida pela esquerda neste sábado (18), para rebater as críticas do deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL), sobre a confusa ideia do governo de monitorar as transações via Pix para pessoa física a partir de R$5 mil e pessoa jurídica a partir de R$15 mil, através da RF (Receita Federal).

Quatro dias depois, a parlamentar usou estratégia parecida, porém, com um alcance de visualizações por parte dos brasileros e das brasileiras, bem mais tímido que a do opositor no mesmo espaço de tempo. Ela também fez duras acusações às políticas da extrema-direira e criticou as falas do colega de Câmara Federal. Disse inclusive, que o ministro da Fazenda do governo anterior era quem desejava taxar o Pix.

Assim como o político mineiro usou a falta de clareza na comunicação do governo Lula (que falhou na explicação à sociedade sobre a medida que queria adotar) e fez comparações com outros momentos em que o gestor prometeu fazer uma coisa e acabou fazendo outra (na versão do deputado, em relação a outras medidas adotadas anteriormente), a parlamentar paulista também “rasgou o verbo” para apontar como o ex-governo direitista conduzia o país, segundo ela, com políticas contra a classe mais pobre da população (confira no vídeo mais abaixo).

O fato é que, após a grande repercussão negativa que provocou o vídeo do deputado bolsonarista, o governo recuou da decisão. – Assinando alí um atestado de culpa e plantando dúvidas ainda maiores nas cabeças das pessoas, especialmente, as menos esclarecidas pelo país afora.

Se não tinha a intenção de taxar as transações, por quê voltou atrás? Essa é uma das perguntas que ainda é ouvida nas ruas. Parte da imprensa chegou a noticiar relatos de que comerciantes diziam que não iriam mais aceitar pagamento de compras por Pix.

Para muitos, inclusive do clã do governo, o recuo fortaleceu a narrativa da oposição.

Agora, a política e ativista Erika Hilton aparece, talvez como o rosto mais novo e mais conectado da esquerda com as redes sociais, para se reportar à população e tentar, assim como o parlamentar da direita radical, viralizar perante a opinião pública e passar a mensagem sobre qual é, ou era, a verdadeira intenção de Lula.

Comenta-se que a ida de Nikolas para as redes sociais na última quarta-feira, teve a participação do ex-marqueteiro de Bolsonaro, Duda Lima como “roteirista”. De igual maneira, o ex-marqueteiro de Lula e atual ministro da Secom Federal, Sidônio Palmeira, teria instruído Erika para rebatê-lo, neste sábado.

Se, como parlamentar “influencer”, a voz dela vai reverberar com a mesma potência que a do colega da bancada opositora, só o tempo dirá. A real é que os comentários de Ferreira abalaram a estrutura do governo. Já as explicações de Hilton, têm a missão desafiadora de restaurar esse mecanismo.

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo