Atendimento pediátrico: Sesab anuncia que o Estado dialoga com a direção do Martagão Gesteira para manutenção do serviço na unidade
A Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), anunciou nesta sexta-feira (29), que o governo do Estado continua mantendo diálogo com a diretoria do HMG (Hospital Martagão Gesteira), em Salvador, “para compreender os desafios de sua gestão“, por reconhecer a excelência no atendimento pediátrico oferecido pela unidade de saúde.
A Secretaria também disse que após tomar conhecimento da intenção do HMG em fechar os últimos leitos de UTI, “reitera o compromisso do Governo do Estado em garantir a assistência pediátrica de média e alta complexidade, com o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Hospital Ana Nery, em Salvador, como referências estaduais. Ambas as unidades estão plenamente aptas a realizar cirurgias cardíacas pediátricas e oferecer cuidados intensivos“.
O Gesteira chegou a divulgar, também na sexta-feira, esclarecimentos sobre suas condições financeira e um dos desafios para manter o atendimento pediátrico. “No caso especificamente da cardiopediatria, que inclui cirurgias cardíacas e UTI cardiológica, um credenciamento feito com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), há desafios que o Martagão precisa superar: 12 anos sem reajuste e o evidente aumento de custos no país, especialmente na atividade hospitalar, põem em risco a continuidade do serviço.”,, destaca a publicação.
[clique no banner]
Emenda parlamentar: outra informação da Sesab diz que através de emendas parlamentares, no ano passado e este ano, o HMG recebeu R$ 8,8 milhões, destinados por parlamentares federais e estaduais aliados do governo baiano.
Investimentos: ainda segundo a Sesab, em 2024 a rede pediátrica foi ampliada com 109 novos leitos, dos quais, 60 faram no Hospital 2 de Julho (30 UTIs e 30 enfermarias). Outros 49 leitos de enfermaria pediátrica, no Hospital Manoel Victorino, “que recentemente alterou seu perfil assistencial para atender à demanda“, destaca, afirmando ainda, que desde janeiro de 2023, “realizou pagamentos superiores a R$74,4 milhões ao Hospital Martagão Gesteira, cobrindo serviços como transplantes, cirurgias eletivas, leitos de retaguarda e UTI“. No mesmo ano, reajustou em 25% o valor das diárias de UTI pediátrica e neonatal. “Por fim, destacamos que o município de Salvador também possui contratos em vigor com o Hospital Martagão Gesteira“, (Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBa).

