Audiência pública na Alba, debaterá os riscos enfrentados por pacientes ao se deslocarem para tratamento da saúde entre municípios distantes
Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (26), a Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os desafios enfrentados por pacientes e familiares, no deslocamento para buscarem tratamentos em hospitais de municípios mais distantes de onde residem.
De autoria do deputado Hassan Iossef (PP), a proposta aponta o número de acidentes ocorridos nas estradas baianas, como um dos principais problemas no deslocamento. “A gente entende que regionalizando a saúde, levando os serviços até o interior, vai diminuir consideravelmente a quantidade destes pacientes que precisam se deslocar até Salvador”, disse ele, ao apresentar o requerimento aos colegas da comissão.
Conforme divulgação da Alba, “o requerimento foi aprovado por unanimidade“. Ainda segundo as informações, a audiência está prevista para acontecer no próximo dia 10 de dezembro.
“A audiência discutirá pontos como a avaliação das dificuldades enfrentadas pelos pacientes que lidam com longas distâncias, a oferta de assistência de saúde em determinadas regiões do estado e a regionalização dos serviços de saúde”, destacou o parlamentar, ao citar os três pontos cruciais do problema.