Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a campanha de doação de sangue, na Semana do Doador, tem como embaixador o cantor Tatau. O artista esteve no hemocentro da Vasco da Gama, em Salvador, nesta segunda-feira (25), “Dia Nacional do Doador de Sangue“. A confeiteira Juliana Pinheiro escolheu a data, para ir à Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia) fazer a sua primeira doação. “Com este gesto tenho a certeza de poder ajudar outras pessoas”, afirmou ela.
Em nota à imprensa, a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), informa que a Semana Nacional do Doador acontece em todos os hemocentros do país. “A iniciativa tem o objetivo de homenagear e agradecer aos doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue“.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas “1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa“. Por isso, a importância da campanha para conscientizar e sensibilizar o ato de doar com mais frequência, visando o “atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte“.
(clique no banner)
De acordo com a Sesab, em 2023 a Hemoba recebeu cerca de 170 mil candidatos para doação de sangue. Em 2024, somente 158 mil voluntários até o momento. Uma delas foi a cuidadora de idosos, Ivonildes Ribeiro. “Já havia doado uma outra vez. Hoje vim com o grupo que congrego na igreja. Nos reunimos por saber a importância de um gesto como este”, ressaltou. A Semana do Doador prossegue com uma vasta programação musical (confira mais abaixo).
“É uma campanha muito especial. A gente só tem que agradecer. O baiano é diferenciado, mesmo com este tempo chuvoso a gente vê as pessoas aqui, salvando vidas. Eu estou feliz por ter sido escolhido embaixador deste momento tão especial e poder reforçar que a doação é fundamental”, declarou Tatau – (Foto: Leonardo Rattes (Saúde/GovBa).
Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado, destaca que esta é uma semana de conscientização para este gesto de solidariedade. “[…é uma semana de alerta e conscientização de toda população para a importância da doação de sangue. Com cada bolsa conseguimos salvar até quatro vidas daquelas pessoas que precisam fazer cirurgias e para pacientes com alguma doença hematológica”, afirmou.
Por sua vez, o diretor-geral da Fundação Hemoba, Luiz Catto, chama a atenção de que as doações, podem ser feitas ao longo de todo o ano. “Datas como estas são importantes, pois fazem com que os estoques fiquem nos níveis que a gente espera para suprir a demanda dos hospitais. Mas precisamos, que as doações sejam contínuas, para atendermos à demanda ao longo de todo ano”, pontuou.
Onde doar: em Salvador, o Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama, próximo ao HGE, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba – (Foto: Leonardo Rattes (Saúde/GovBa).
Critérios para doação: o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente). No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores.
Programação: durante a Semana do Doador haverá as seguintes apresentações musicais na sede da Hemoba, em Salvador: no dia 25/11, o Coral Lacen, às 8h30; a voz e violão do cantor Lú Santana, às 9h; e o músico Tatau, às 11h40. Na terça-feira (26), o Coral Pentágono, às 9h, e o cantor Júnior, às 13h15. Na quarta-feira (27), a dupla Percy e Bruno, às 9h. Na quinta-feira (28), a cantora Rama Montana, às 9h. Na sexta-feira (29), o músico Pio Fernandes, às 9h. Já no sábado (30), a programação será encerrada com a presença do Coral do Neojiba, às 9h. No período, as unidades móveis de coleta (Hemóvel) estarão no estacionamento da sede da Hemoba (25/11), no Salvador Shopping (25 a 30/11), na Estação da Nova Lapa (26 a 27/11), na Secretaria Estadual de Educação (28 a 29/11) e no Supermercado Assaí (30/11), em Lauro de Freitas, atendendo das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.