Ataque de possível ‘homem bomba’ em Brasília nesta quarta-feira, acende sinal de alerta; quem era o autor do ato
Um sinal de alerta foi acendido em Brasília no início da noite desta quarta-feira (13), após um ataque com explosivo ter deixado um possível ‘homem-bomba’ morto, na Praça dos Três Poderes. Investigações em curso, tentam descobrir qual ou quais eram as verdadeiras intenções do autor do ato.
Um carro com materiais explosivos, foi encontrado no local. Há suspeita de que o homem tentou entrar no prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), mas não deu tempo, como relatou a governadora do DF (Distrito Federal), Celina Leão (PP). Confira abaixo no vídeo produzido pela CNN Brasil.
Quem era o homem: até as primeiras horas após o ocorrido, tudo o que se sabia através da imprensa, era de que o autor do episódio foi o catarinense Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, conforme informou o Uol. A publicação diz ainda que em 2020, ele teria concorrido à vereador pelo município de Rio do Sul, em Santa Catarina, pelo Partido Liberal, tendo recebido apenas 98 votos, não teria sido eleito.
Morando no DF: segundo as informações, o homem estava morando no Distrito Federal há cerca de quatro meses. Na declaração à Justiça Eleitoral em 2020, o suspeito informou ser casado e ter ensino médio incompleto. “Não há registro de outras candidaturas dele a cargos públicos desde então. Nas redes sociais, ele se apresentava como empreendedor, investidor e desenvolvedor“.
Ameaças nas redes sociais: haviam relatos de que, poucas horas antes de cometer as explosões, o homem teria usado as redes sociais para fazer ameaças contra autoridades de Brasília. “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc“, diziam textos do homem, conforme reproduziu o Uol. Em outro trecho, ele teria: “Deixaram a raposa entrar no galinheiro“. Luiz também havia criticado o setor do agro e prometido mais explosões entre 17h48 de hoje e o próximo sábado (16).
Confira o que disse a governadora…