*Editorial – Por: Dell Santana
“Projeção não é oficial, mas é historicamente aceita“, assim o portal Uol, destacou nesta sexta-feira (8), a vitória de Donald Trump, sobre a democrata Kamala Harris, na eleição que garantiu o retorno do republicano à Casa Branca, para presidir novamente os EUA.
Ainda segundo o portal, apesar de o mundo já ter conhecimento sobre a nova conquista de Trump, pode levar mais alguns dias para os Estados Unidos anunciá-lo oficialmente como vencedor.
Mas quem é leitor do Acesse News, há de se lembrar (e quem não leu anteriormente clique aqui), que anunciamos, meses atrás, que a única candidata com possibilidade de vencer o republicano, seria a ex-primeira-dama Michelle Obama.
Uma pesquisa da Ipsos/Reuters, realizada no início de julho, apontava o favoritismo de Michelle. No entanto, desde março Crystal Carson, diretora de comunicação dela, teria informado à BBC News: “como a ex-primeira-dama já expressou várias vezes ao longo dos últimos anos, ela não vai concorrer à presidência. Ela apoia o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na campanha à reeleição“.
A pesquisa trazia os seguintes números: Michelle Obama, 50% das intenções de voto; Donald Trump 39%; Joe Biden 40%, Trump 40% e Kamala Harris 42%, Trump 43%.
Nas apurações já realizadas até ontem, conforme o Uo, o candidato Donald Trump conquistou mais de 270 delegados, ao vencer em 30 estados: Wisconsin, Geórgia, Pensilvânia, Carolina do Norte, Flórida, Texas, Alabama, Arkansas, Iowa, Idaho, Indiana, Kansas, Kentuky, Louisiana, Michigan, Missouri, Mississipi, Montana, Nebraska, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Tennessee, Utah, Virgínia Ocidental, Wyoming, Nevada e Alasca, segundo projeção da Edison Research.
Já a atual vice-presidenta, venceu em 20: Califórnia, Colorado, Havaí, Vermont, Maine, Maryland, Minessota, Delaware, Massachusetts, Washington DC, Illinois, Connecticut, New Jersey, Novo México, Nova York, Virgínia, Rhode Island, Washington, Oregon e New Hampshire.
“Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito diretamente. Em 2016, Donald Trump teve quase três milhões de votos a menos do que Hillary Clinton, mas foi eleito porque somou 306 delegados“, revelou o Uol. Já a ex-primeira-dama teve 227, segundo publicou na época, o Valor Econômico.
——————
*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).