Pajubá Àse

Nem todos os dias são fáceis…

Nem todos os dias são fáceis, mas entregá-los todas as manhãs à Deus, às Nossas Ancestrais, à Nossa Senhora da Boa Morte, à Nossa Senhora da Glória, aos Nossos Ọ̀riṣa/Vodùn/Nkisse, nos faz ter a certeza de que Eles estão no controle de tudo.

Ontem, no último dia do mês de setembro, para nossa tristeza, nossa Juíza Perpétua, a Irmã Maria das Dores da Conceição, para nós, Mãe Dazinha, voltou pros braços de Nossa Senhora.

O posto de Juíza Perpétua na Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é o mais alto na hierarquia dessa Confraria. A Juíza Perpétua não é escolhida por meio de eleição ou por qualquer outro meio, mas por reunir uma série de pré-requisitos, tais como ter mais tempo de Irmandade, ter a idade cronológica avançada, comprovada devoção à Santa e, principalmente, conhecer os meandros da Irmandade. Estes segredos ficam restritos às pessoas da confraria.

Este ano [de] 2024, nas celebrações e festejos à Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Glória, a Comissão de Festa fez uma homenagem à nossa Irmã Dazinha. A missa do dia da Glória teve seu cortejo de abertura com as irmãs que compuseram a comissão, segurando uma foto emoldurada da nossa Juíza Perpétua e Irmã Cleuza Santana, a tesoureira da comissão deste ano, proferiu algumas palavras em reconhecimento à trajetória de Irmã Dazinha numa homenagem que emocionou todas as pessoas que lá estavam. Esse quadro foi entregue à sua família logo após as celebrações.

Irmã Dazinha tinha muitas décadas de dedicação à Nossa Senhora e à Irmandade. O sepultamento acontecerá no município de Muritiba, sua cidade natal, com um cortejo saindo da sua residência.

A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte está de luto, mas o céu está em festa pelo retorno da nossa querida Juíza Perpétua. Com o falecimento de Irmã Dazinha, quem assume o cargo a partir de agora é Irmã Lindaura Santos, que tem 88 anos de idade cronológica e 55 anos de Irmandade. – Que Nossa Senhora nos abençoe SEMPRE.

*@Ìyá Márcia d’Ọ̀gún é Iyalorixá do Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè, um Terreiro de Tradição Ijexá, em Lauro de Freitas; Doutora Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e Ordem de Capelães do Brasil; Coordenadora da Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Lauro de Freitas); Coordenadora do Conirb (Conselho Interregional da Bahia); Conselheira da REDA (Rede Ecumênica da Água); Membro da Renadir (Rede Nacional da Diversidade Religiosa e do Comitê InterReligioso da Bahia); além de professora aposentada.

  • Os textos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Um Comentário

  1. Que Nossa Senhora da Boa Morte e seus Orixás te proteja e renove cada dia mais o seu o compromisso o seu carinho a sua dedicação sua responsabilidade por tudo que fazes com as pessoas que te procuram a dedicação com deus Ancestrais Orixás, avante mulher guerreira, que suas forças sejam renovadas a cada dia e que continue sendo ou seja derramando sua bondade por onde passas, amém e àse obrigada por sua amizade.Beijos.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo