DestaqueMunicípiosNotícias

Cruz das Almas: inauguração da Policlínica teve desabafo de médico e povo na esperança de melhor atendimento

*Conteúdo atualizado, para citar o endereço da unidade de saúde

Nefrologista, gastroenterologia, urologista, mastologista, dermatologista, cirurgia geral, doppler, otorrino, espirometria, raio X digital laudado, eletro cefalograma, eletroencefalograma, eletrocardiograma digital com laudo. Essa é a relação dos novos procedimentos médicos, que a população de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano passará a ter direito, com a inauguração nesta terça-feira (24), da Policlínica Municipal Dr Fernando Carvalho de Araújo, situada na Rua Gerson Maia, S/N, na Coplan (antigo Iper). O anúncio foi feito pela secretária, Kaliane Ferreira.

Segundo a secretária, as novas especialidades chegam para ampliar os serviços de saúde já oferecidos na rede.

Apesar de contestada por políticos de oposição, a instalação da Policlínica aconteceu, conforme Kaliane, a partir de análises feitas por uma equipe técnica de rede municipal de saúde, com base nas necessidades apontadas pela população. “A nossa Policlínica tem especialidades estratificadas na nossa população. A cada visita, nós identificamos o que a população precisava“, disse ela.

O interior do novo espaço de saúde estava cheio de pacientes esperando atendimento médico. “Estou aqui desde um pouco mais das 7h. Espero que agora, com a Policlínica, o atendimento realmente melhore“, comentou dona Lúcia, enquanto aguardava em um dos corredores da unidade.

Participaram do ato de inauguração, secretários municipais, representantes da população e profissionais da saúde, a exemplo do médico Ronaldo Damasceno, “nas últimas décadas, Cruz das Almas foi relegada a uma situação de segundo plano, terceiro plano…”, desabafou ele. “Cruz das Almas não merece um Hospital Regional do porte do de Santo Antônio [de Jesus], por quê motivo? Indagou, referindo-se à qualidade do serviço de saúde oferecido aos moradores (confira mais sobre o desabafo do médico, no áudio mais abaixo).

O homenageado: ex-médico, ex-vereador e ex-prefeito, chegou ao município a partir da metade da década de 40, homenageado com o nome à nova unidade de saúde cruzalmense, Fernando de Araújo foi representado na solenidade, pelo filho, também médico, Fernando Carvalho Filho.

Ele nasceu em Castro Alves e nos idos de 1946 ele veio para aqui, se estabeleceu aqui [em Cruz das Almas], foi um dos médicos mais antigos da cidade, trabalhou muitos anos com doutor Temístocles… era um médico muito querido. Ele tinha o ensinamento como um sacerdócio… ele atendia muito bem os pacientes, com muita dedicação. Ficou realmente uma saudade muito grande depois que ele faleceu. Ele criou o posto estadual de saúde, que era no hospital e depois veio para aqui, nesta construção. Ele trabalhava na área de tisiologia, que é a área que se dedica à tuberculose…”, resumiu Fernando Filho a atuação do seu pai enquanto médico cruzalmense. Ele lembrou também alguns dos feitos do homenageado, quando gestor municipal, entre elas, a canalização da água que abastece o município, vindo do Rio Paraguassu e a duplicação e pavimentação das vias de acesso à cidade, a Avenida Getúlio Vargas com a BR 101.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo