DestaqueNotícias

Hospital Ortopédico do Estado testa óculos de realidade virtual, para auxiliar na reabilitação de pacientes

O paciente da ala pediátrica do HOE (Hospital Ortopédico do Estado), Luiz Otávio Souza (9 anos), sofreu uma lesão óssea, com suspeita de infecção, no dedo do pé direito, ao jogar bola. Internado há 15 dias, ele tem experimentado os óculos de realidade virtual como parte do tratamento para auxiliar na reabilitação. “Estou achando legal, já estou andando bem e com pouca dificuldade. E eu até gosto muito dos óculos. Quando eu sair daqui, vou brincar, jogar bola e estudar”, disse Otávio.

Essa tecnologia, segundo informações do governo baiano, auxilia “na melhora da função motora, do equilíbrio e na redução da dor, durante o processo de recuperação“. Ainda conforme o comunicado, o dispositivo digital permite que os pacientes simulem virtualmente, atividades como a prática de esportes, além de estimular “movimentos musculares específicos de maneira lúdica, tornando os exercícios menos dolorosos e mais eficazes“.

Vitor Neri, coordenador multiprofissional do centro de reabilitação do hospital, explica o motivo do uso do dispositivo virtal na recuperação dos pacientes. “Na reabilitação, a gente utiliza a sessão convencional e, a partir de determinado momento, a gente pode teletransportar esse paciente pra dentro de um jogo, pra dentro de movimentos que a gente utiliza durante a sessão convencional, assim dizendo, a gente consegue incrementar isso nas sessões com a realidade virtual. Muitos pacientes ficam com medo até de botar o pé no chão novamente. Então, a gente vai quebrando esse medo do paciente voltar a andar, voltar a fazer as atividades. Através do mundo virtual, eles se sentem mais seguros”.

Em apenas uma semana, a nova tecnologia foi utilizada na realização de cerca de 60 atendimentos. A expectativa é chegar a 300 atendimentos por mês, incluindo crianças e adultos.

O HOE

Inaugurado no início de março de 2024, o HOE (localizado no bairro do Cabula, em Salvador), é considerado a maior unidade ortopédica do país em número de leitos e já realizou 35.954 atendimentos e 2.376 cirurgias. Com uma estrutura montada para ser referência estadual especializada em ortopedia e traumatologia (Foto: Mateus Pereira/GovBa).

Atendimento: a unidade está pronta para atender os pacientes nos serviços ambulatorial com consultas médicas ortopédicas e multiprofissionais; cirurgias eletivas; apoio diagnóstico com exames laboratoriais e de imagem; consultas e sessões de reabilitação e piscina aquecida para fisioterapia aquática.

Administrada pelo Hospital Albert Einstein, a unidade baiana “oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados e referenciados pela CER (Central Estadual de Regulação), nas situações de urgência e emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos

Ainda de acordo os dados enviados para a imprensa, o HOE “conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática“. – Entre os leitos, 30 são UTIs (“sendo 20 adultos e dez pediátricos, que darão retaguarda aos casos de alta complexidade e alto risco cirúrgico“).

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo