Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, começa nesta terça-feira e vai até sábado
*Conteúdo atualizado
A comunidade religiosa de Matriz Africana, da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, estará realizando a partir desta terça-feira (13), a festa da secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.
O evento acontecerá de 13 a 17 (sábado), deste mês e contará com cortejos pelas ruas da Cidade Histórica, missas, rodas de samba e o tradicional caruru (confira a programação completa, aí no Card).
“A secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte tem o prazer de convidar toda população do Recôncavo baiano, do Brasil e do mundo, para juntar-se a nós, entre os dias 13 e 17 de agosto de 2024 para louvar a Maria, virgem mãe Puríssima, e aviventar a história de luta e fé de mulheres que se organizaram para lutar contra as mazelas da escravidão do corpo, do espírito e da mente do nosso povo preto“, diz um trecho do texto postado em @irmandadedaboamorte.oficial.
Donativos: no início deste mês, a Irmandade saiu pela cidade (veja o vídeo mais abaixo), recolhendo donativos para realização das celebrações, numa demonstração de fé e humildade. O ato também simbolizou os caminhos seguidos pelos ancestrais, na tentativa de arrecadar fundos para “a compra de alforrias, concedendo a tão sonhada liberdade para seus irmãos de cor, luta e dor“.
Ainda segundo as postagens, “o evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, Setur, Secult, SEPROME, IPAC e Prefeitura de Cachoeira. Além disso, tem o apoio da Câmara de Patrimônio da Bahia, CNA Net e Actup“.
Nilza Prado (Procuradora Geral), Floriceia Bispo (Provedora), Cleuza Santana (Tesoureira) e Suely Conceição (Escrivã), formam a comissão organizadora do evento deste ano.
Vea no vídeo, o momento em ue as irmãs saem recolhendo donativos para a festa.