Um filme sobre mulheres portadoras de transtornos mentais, em situação de rua
*Por: Graça Sena
Sertânia é um documentário memorialista, que recria aspectos da vida de mulheres com transtornos mentais e se encontram em situação de rua.
Os relatos traçam uma linha conectora entre a concepção da loucura na primeira década dos anos de 1950 e como se dá a abordagem atual.
O documentário reconstrói, através da memória, imagens do passado na figura de uma senhora conhecida como Marta Rocha (a louca de Feira) e passa por outras personagens moradoras da cidade de Cruz das Almas em diversas épocas.
Todas elas representadas por atrizes, a partir dos relatos de moradores da cidade que as conheceram.
– Estreia: Sertânia terá sua primeira exibição no próximo dia 1º de agosto, no Cinema do Porão, da Casa da Cultura, em três sessões (9:30, 15:30 e 19:30).
Fica técnica: Roteiro e direção… Graça Sena; Câmera, direção de fotografia e edição… Jheffeson Jheksom; Fotografia… Luciano Fogaça; Trilha sonora, edição e montagem… Bartira Sena; Produção… Kitty Oliveira; Assistente de produção… Sarah Sena; Produção de mídias… Maíra Sena; Iluminação… Mateus Souza – Elenco: Nildeia Laranjeira, Mari Brandão e Cláudia Bloisi
______________
**Maria das Graças Sena, poeta, roteirista, atriz e Presidenta do Coletivo de Mulheres Jacinta Passos. Siga: @resistenciafeministacda/
Esse projeto tem o apoio da Lei Paulo Gustavo.