
O Ministério da Saúde, anunciou nesta terça-feira (16), a ampliação dos serviços disponibilizados no aplicativo Meu SUS Digital. Segundo a pasta, os serviços pelo celular já ultrapassam a marca de 30 funcionalidades, para melhorar o acesso da população ao atendimento recebido nas unidades de saúde e para os profissionais acompanharem os diagnósticos dos pacientes. Basta baixar o app nas lojas digitais.
Entre as inovações mais recentes, estão o registro dos atendimentos clínicos realizados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e a possibilidade de avaliar a qualidade do serviço e as condições do estabelecimento. Com isso, o ministério espera estar melhorando a interação do usuário, com o SUS.
De acordo com as informações, atualmente o app já conta com cerca de 4,5 milhões de usuários ativos e mais 50 milhões de download realizados. Isso faz do Meu SUS Digital, o app mais baixado na categoria saúde entre aplicativos gratuitos, facilitando para as pessoas, o acompanhamento da sua saúde e do seu auto-cuidado.
“A avaliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, reforça a estratégia de reestruturação da Saúde da Família. Em breve, o acompanhamento de consultas, exames e procedimentos estará disponível em toda a rede do SUS“, diz o comunicado.
Nova funcionalidade: o ministério informa que em breve estará lançando a função para o usuário registrar a autodeclaração de raça, etnia, nome social e também o endereço. – Dados importantes para o monitoramento de indicadores de saúde e planejamento de políticas públicas de saúde que promovam a equidade.
Também pelo aplicativo, os usuários podem acessar a carteira nacional de vacinação, com emissão de certificados; autorização para retirada gratuita de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual e o histórico da dispensação de medicamentos do programa Farmácia Popular. E em breve, será expandido para o acesso às receitas e medicamentos oferecidos pelo SUS.
Segundo a ministra Nísia Trindade, “Estamos falando de um sistema universal, com 2,8 bilhões de atendimentos por ano e que vem evoluindo. Todos nós já usamos o SUS de alguma maneira, seja na vacinação ou em um atendimento do SAMU. Algumas pessoas, apesar de não saberem direito o que é, também já foram atendidas pelo SUS”.
Prontuario eletrônico: o SUS Digital também vai permitir que os profissionais de saúde tenham acesse ao prontuário eletrônico do paciente durante a consulta (expansão da telessaúde, diagnóstico da maturidade em saúde digital das cidades brasileiras e o planejamento de ações regionais), tendo como base a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde). “Uma das novas funcionalidades da plataforma virtual é o lançamento de uma interface para profissionais do SUS, que permite a continuidade do cuidado a partir do acesso ao prontuário eletrônico unificado, com o histórico de saúde podendo ser acessado pelo profissional durante a consulta, em qualquer ponto da rede de serviços em todo o território do país“. Confira a informação completa, clicando aqui.
