O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (10), que, em comemoração aos 20 anos do Farmácia Popular, a partir de agora, o programa passa a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para a população brasileira.
Segundo o informativo, a população poderá retirar nas farmácias credenciadas e nas unidades dos municípios, remédios para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
“A expectativa é que, pelo menos, 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas, o que deve gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano“, prevê o ministério.
A informaçção, é de que o programa oferta 41 itens, incluindo fraldas e absorventes. “Até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos“, afirma o ministério, indicando que agora 39 desses itens não terão mais custos. Para os outros 2, serão cobrados 10% do valor.
Bolsa Família: os 55 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família, por exemplo, nem precisam fazer cadastro nas farmácias para retirar o medicamento. “O reconhecimento do benefício é feito de maneira automática pelo sistema… é só ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF“, informa.
Listas dos medicamentos e farmácias: para saber quais medicamentos estão na lista, basta clicar aqui. E neste outro link, você encontra as farmácias credenciadas.