Sesab apresenta balanço parcial sobre atendimentos em unidades de queimados no período junino: 35 vítimas; 2 de Cruz das Almas
A Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia), divulgou nesta segunda-feira (24), um balanço parcial do número de atendimento durante o período junino, em unidades hospitalares do Estado, especializadas em queimados. Segundo a pasta, entre os dias 20 a 23 deste mês, foram realizados 35 atendimentos relacionados ao São João. “Deste total, 26 foram no Hospital Geral do Estado (HGE), [8] no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e [1] no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ)“, diz o informativo.
De acordo com os dados divulgados, 19 pessoas deram entrada no HGE, vítimas de explosões de bombas, 7 por queimaduras diversas, por fogos de artifícios e fogueiras. Das 26 vítimas, 14 foram do interior e 12 da capital. Já os atendimentos no HRSAJ, foram por queimaduras por pólvora. Sendo 3 pacientes de Santo Antônio de Jesus, 1 de Muritiba, 2 de Governador Mangabeira e 2 de Cruz das Almas. O paciente encaminhado para o HRJ foi levado de Senhor do Bonfim.
A Sesab afirma ter investido cerca de R$ 4,5 milhões para os atendimentos nesse período do São João e que as unidades hospitalares “estão preparadas para atendimentos de pacientes vítimas de acidentes que ocasionaram queimaduras“.
A Secretaria informou, também, que em Salvador foi montado um esquema especial em postos de atendimentos no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, onde ocorreram as festas promovidas pelo Governo do Estado. “Estas unidades registraram, do dia 21 até o momento, 293 entradas. As principais causas foram cefaleia e intoxicação alcoólica. Apenas 13 pessoas necessitaram de transferência para outras unidades de saúde“, (Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBa).