Com previsão para atender cerca de 385 mil pessoas dos bairros Cocaia, Grajaú e Pedreira, na zona sul da cidade, entrou em operação nesta segunda-feira (13), o primeiro transporte hidroviário público da capital paulista. Trata-se do Aquático-SP, que trafegará pela represa Billings, em um percurso de quase 6 quilômetros, transportando aproximadamente 3 mil passageiros por dia.
O anúncio feito pela prefeitura de São Paulo, diz que o novo modelo de transporte inicia com duas embarcações, em operação assistida, das 10h às 16h, fazendo o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas. Afirma que o trecho para quem viajava de ônibus, costumava durar 1h20, agora será reduzido para 12 e 17 minutos.
O prefeito Ricardo Nunes comemorou a nova aquisição. “É um momento de alegria para a cidade, com mais um modal de transporte, agora o hidroviário, que iniciamos hoje, com a operação assistida, funcionando das 10h às 16h, levando os passageiros do Cantinho do Céu ao Terminal Mar Paulista Bruno Covas, ambos com ônibus elétrico fazendo a integração, auxiliando a locomoção das pessoas até o Terminal Santo Amaro, com interligação à rede de ônibus, Metrô e CPTM”.
Segundo as informações, as viagens serão gratuitas até 31 de dezembro deste ano, enquanto as embarcações estiverem em fase de testes.
A prefeitura avisa que, nesta fase, somente serão conduzidos passageiros sentados, com capacidade para 60 pessoas. O Aquático-SP, contará também com um barco de apoio, podendo transportar até 30 passageiros. Tudo por precaução.
“Começamos com um barco de 60 [vagas] e um de 30 [vagas] e depois a gente vai ampliando o horário e as embarcações. É uma questão de cuidado para a gente não errar e fazer de acordo com os estudos e levantamentos”, contou Nunes.