Por conta das fortes chuvas que têm castigado o Estado do Rio Grande do Sul, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou nesta terça-feira (7), que o Governo Federal está preparando uma MP (Medida Provisória), para liberar a importação de arroz através da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). – O objetivo é evitar especulação financeira e estabilizar o preço do produto nos mercados de todo o país, conforme publicação oficial do Ministério.
Segundo as informações, o estado gaúcho, que vem sofrendo com mortes e desalojamento de pessoas nos últimos dias, é um dos principais produtores do grão no país, responsável por cerca de 70% da produção.
“Já está sendo preparada uma Medida Provisória autorizando a Conab a fazer compra na ordem de 1 milhão de toneladas. Já deixei isso muito claro com os produtores hoje, com os sindicatos, com a Federação da Agricultura: não é concorrer. Neste momento, é para evitar especulação com o arroz, até porque os produtores já têm para suprir a demanda nacional, porém, tem dificuldade logística. Com a dificuldade logística para abastecer, vem a especulação.”, declarou o ministro.
De acordo com o Ministério, a medida tem o aval do presidente Lula.
Ainda segundo a publicação, haverá a criação de um fundo para viabilizar a tomada de crédito por parte dos produtores impactados. “Nesta hora, na minha avaliação, é necessário que as linhas de créditos venham atreladas a um fundo garantidor para que o produtor possa ter o acesso efetivo na ponta e que a reconstrução aconteça”, disse Fávaro, citando o apoio dado às microempresas e empresas de pequeno porte, via Pronampe, durante a pandemia da Covid 19.