Fim da janela eleitoral: saiba como ficaram os apoios aos pré-candidatos a prefeito de Cruz das Almas
*Conteúdo atualizado.
Seguindo a Resolução do TSE n° 23.738/2024, que define o calendário eleitoral, para as eleições municipais deste ano, o último dia 5 (sexta-feira), foi o prazo final para vereadoras e vereadores que optaram mudar de partido, visando concorrer ao pleito do próximo mês de outubro, com base na janela partidária.
Em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, até o momento, quatro nomes estão sendo ventilados como pré-candidatos a prefeito. Embora não tenha confirmado, o atual prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), possivelmente concorrerá à reeleição. Em recente entrevista ao Acesse News, ele disse ainda está discutindo com seu grupo político. Os outros são: o ex-prefeito Orlando Peixoto (Orlandinho – PT) e os vereadores Thiago Chagas (MDB) e Renan de Romualdo (Avante).
Baseado no fim da janela partidária, o Acesse News buscou saber como ficaram as composições das respectivas chapas, em termos dos apoios partidários, e quais as perspectivas de candidaturas a vereadores e vereadoras em cada Federação (antiga coligação).
A redação do AN entrou em contato, via mensagens de aplicativo, com os quatro principais pré-candidatos ao Paço Municipal. Exceto o prefeito Ednaldo, os outros três responderam. Confira aí (por ordem alfabética)…
Orlandinho: “Sou pré-candidato a prefeito pela federação (PT, PC do e PV) com apoio do PSD, PP, PSB e REDE, podendo ser ampliado o leque de alianças partidárias até a convenção. Estamos fechando as chapas proporcionais na perspectiva de lançarmos quatro chapas: 1 da federação, 1 do PSD, 1 do PP e outra do PSB, estimando o lançamento de total de cerca de 55 a 60 pré-candidatos a vereador/vereadora“. O ex-prefeito disse esperar 6 ou 7 vereadores eleitos.
Renan: “Confirmadíssima [disse ele sobre a própria candidatura]! Estamos com apoio de 3 partidos, Avante, PSDB e Cidadania. Sim, os 3 partidos terão uma média de 34 candidatos a vereadores. PSDB tem 2 nomes que podem estar compondo a majoritária“. O pré-candidato do Avante não citou a quantidade de vereadores que espera eleger.
Thiago: “Temos o apoio direto de 3 partidos (MDB, PDT e SD), mais dois partidos que estão bem próximos de declarar apoio publicamente. Em média, temos hoje aproximadamente 50 pré-candidatos e candidatas“. O presidente da Câmara, acredita que conseguirá cinco ou mais cadeiras para seus candidatos ao Legislativo.