Agora com o maior clássico do Norte e Nordeste em seu currículo, o árbitro Bruno Pereira Vasconcelos, 34 anos, foi o comandante do BaVi do último domingo (31), primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano 2024, partida realizada no Barradão.
Com uma atuação serena e disciplinadora, Bruno, que reside em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, faz parte da nova safra de árbitros da FBF (Federação Baiana de Futebol). Segundo informações do Bahia Notícias, ele iniciou a carreira aos 15 anos de idade, fazendo curso com o professor José Gomes.
A oportunidade para apitar o jogo entre Vitória e Bahia, juntamente com seus auxiliares, é um processo adotado pela atual Comissão de Arbitragem, gerenciada pelo ex-árbitro Jailson de Freitas, para testar essa geração em partidas mais importantes, já pensando na renovação desses profissionais no quadro da FBF, bem como, nos jogos da série A do Brasieiro.
“Na verdade, o mesmo já é uma realidade na arbitragem baiana. [Tem] avaliação positiva de toda Comissão… desenvolveu um bom trabalho“, disse Jailson de Freitas presidente da Comissão de Arbitragem, ao responder para o Acesse News, via mensagem de aplicativo, sobre o desempenho de Bruno no clássico.
A ideia da Comissão de Arbitragem, com apoio da FBF, conforme publicou o Bahia Notícia, é seguir dando oportunidade à “prata da casa”, para apitar o Campeonato Baiano. Porém, no caso de Bruno Pereira, ele já é do quadro de arbitragem nacional, tendo atuado em jogos da Copa do Brasil e dos Campeonatos Brasileiros das séries B, C e D, bem como, na cabine do VAR.
Convocação da CBF
Árbitos e auxiliares convocados pela CBF (Foto: Reprodução/Portal FBF)
A Federação Baiana anunciou nesta terça-feira (2), que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), convocou cinco árbitros baianos para iniciar a pré-temporada da categoria, visando o Campeonato Brasileiro da série A, deste ano. As atividades serão realizadas no CEAB (Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira), CAER (Clube de Aeronáutica) e auditórios do hotel onde eles se hospedarão no Rio de Janeiro.
“Os árbitros centrais Bruno Nogueira Prado e Bruno Pereira Vasconcelos, os assistentes Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Luanderson Lima dos Santos (FIFA), e o VAR Diego Pombo Lopez (FIFA) foram os convocados do estado para compor o grupo de elite da arbitragem brasileira“, comunicou a entidade.
Desde a última segunda-feira (1), a primeira turma já iniciou suas atividades, com previsão para findar nesta sexta-feira (5). Nessa etapa, participa apenas o assistente Alessandro Matos.
Já Bruno Prado, Bruno Vasconcelos, Luanderson Lima e Diego Pombo, estarão na segunda turma, prevista para iniciar os treinamentos entre os próximos dias 8 e 12.
Segundo uma publicação da CBF, “os profissionais participarão de atividades de aprimoramento e capacitação continuada, visando as competições. Eles serão submetidos a treinamentos técnicos e físicos para árbitros, assistentes, VAR e AVAR“.