Tirania interna
*Por: Dra. Maria José
Há em nós um personagem que se expressa através de uma voz interior onde nos pressiona, oprime, chicoteia, tiraniza nossas ações e nos apressa a fazermos coisas que, na maioria das vezes, não é tarefa nossa, não é nossa aptidão ou não é o caminho a ser trilhado por nós.
Todos nós temos esse personagem que, em algumas pessoas, pode ser mais leve e em outras, pode ser mais intenso e severo.
Naqueles em que esse tirano é mais intenso, provavelmente vai ativar o programa de sobrevivência da hipertensão, porque o hipertenso possui uma personalidade de auto exigência, de pressão sobre si mesmo para conseguir realizar coisas que muitas vezes não está em seu escopo realizar.
São pessoas que se cobram muito, aparentam ser fortes, determinadas, que querem resolver tudo de todo mundo. Assumem compromissos para além de suas possibilidades e são auto exigentes quando não conseguem realizar o que seu tirano interno determina, além de serem muito responsáveis.
São pessoas auto críticas e perfeccionistas pelo grau de tirania interna.
– Como está sua relação com seu tirano interior?
Quer mudar essa tirania interna? Quer ser mais benevolente, amável, e compreensivo consigo? Posso te ajudar!

*Maria José Etelvina dos Santos, é Psicóloga, Biopsicossomatista, Mestre em Educação Emocional e Professora Universitária. CRP 03/01436 – Contato: Whatsapp (71) 9.9206-4920. Siga-nos no Instagram: @auto.observacao.
- Textos assinados, são de responsabilidade de seus autores!