PUBLICIDADE
CULTURA & LAZERDestaqueNotícias

Cartão-postal de SSA: o elevador mais ‘porreta’ da Bahia e mais antigo do mundo, completou 150 anos; confira a história

Um dos cartões-postais mais famosos de Salvador, o Elevador Lacerda completou na última sexta-feira (8), 150 anos de serviço, transportando pessoas da parte mais alta à mais baixa e vice-versa, da cidade.

De acordo com a prefeitura da capital baiana, Lacerda é uma homenagem ao seu idealizador, o engenheiro baiano Antônio de Lacerda, que o inaugurou em 8 de dezembro de 1873. “O equipamento é o primeiro elevador urbano do mundo e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006“, diz o comunicado.

Ainda segundo as informações, quado inaugurado, o elevador “media 63 metros de altura e atualmente, após o seu tombamento, ampliou para 72 metros, duas torres e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019“.

Além de servir como transporte, o equipamento também é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Suas vistas panorâmicas para a Baía de Todos os Santos e do Porto de Salvador (confira no vídeo abaixo), atraem milhares de turistas que se aglomeram para fazer as melhores imagens para suas redes sociais.

Segundo consta, por ser o dia 8 de dezembro, consagrado a Nossa Senhora da Conceição da Praia, inicialmente o monumento foi batizado de Elevador Hidráulico da Conceição. Porém, em 1894 foi rebatizado em homenagem ao seu criador.

O elevador foi construído para solucionar um problema de desnível existente na cidade. No início do século XVII , a única maneira para o transportar cargas naquela região de Salvador, era através do uso de guindastes. “[Além disso] as pessoas precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população“, destaca o informativo da prefeitura.

E foi a partir daí, que Antônio de Lacerda teve a ideia de sua construção, quando chefiava a Companhia de Transportes Urbanos. Em um documento, o engenheiro deixou registrado a descrença das pessoas influentes da época, sobre o audacioso projeto que ele contou com o apoio do irmão caçula Augusto Frederico, para concretizá-lo.

Estrutura: o Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia, num percurso de trinta segundos de duração. – Ao longo das décadas… passou por algumas mudanças. Em 1930, foi eletrificado, substituindo o antigo sistema a vapor. Posteriormente, em 1960… passou por uma modernização significativa, com a construção de novos elevadores, mas, preservando sua estrutura original. Essas mudanças não apenas tornaram o elevador mais eficiente, mas também garantiram sua continuidade como um monumento histórico.

Confira as vistas panorâmicas a partir do Lacerda (imagens prefeitura SSA).

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo