PUBLICIDADE
Autoconhecimento na TelaDestaque

A vida revela quem somos

A vida nos revela através de gestos, palavras e ações. Quando reclamamos ou falamos de alguém, estamos na verdade, falando de nós.

É paradoxal, mas, Freud tinha razão ao expressar que ‘quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo’, porque só conseguimos falar daquilo que nos identificamos, que está em nós, mas, não conseguimos ver porque é insuportável saber que somos daquela forma.

A imagem apresentada pelo outro, denuncia algo impensável em nós e que não suportaríamos saber que existe em nós. Então, é mais fácil ver e identificar no outro.

Quando apont[amos] um dedo acusatório para o outro, três dedos estão apontados em nossa direção. Nada é por acaso, nada é impune, nada vem do nada, tudo tem um sentido e uma razão de ser.

Nesse plano tridimensional, estamos diante de um grande espelho onde tudo o que está em nosso campo de consciência, nos pertence e está a nosso serviço porque revelam aspectos negados em nós e que fazem parte de nossa sombra.

Fugimos de nossa sombra, não queremos saber quem somos de verdade. Focamos apenas em nossa luz e negamos nossa sombra, o que faz com que a identifiquemos no outro e logo apontamos um dedo acusatório e fechamos os olhos para a verdade que se revela a nossa frente.

*Maria José Etelvina dos Santos, é Psicóloga, Biopsicossomatista, Mestre em Educação Emocional e Professora Universitária. CRP 03/01436 – Contato: Whatsapp (71) 9.9206-4920. Siga-nos no Instagram: @auto.observacao.

  • Textos assinados, são de responsabilidade de seus autores!

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo