Dia da Consciência Negra, será feriado nacional e terá novo nome
O feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, simbolizando a luta de Zumbi dos Palmares e do povo negro contra a escravidão, teve aprovação na Câmara dos Deputados, na última na quarta-feira (29) e passará a ser nacional e será denominado Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
De acordo com levantamento da Agência Brasil, atualmente a data é feriado apenas em seis estados (Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo) somando cerca de 1,2 mil cidades, em virtude de leis municipais e estaduais.
“Você ter um feriado reverenciando Zumbi dos Palmares e a consciência negra significa reconhecer a luta do povo negro desde o Brasil colônia. Na minha opinião, esse é o primeiro símbolo forte que representa essa parcela da população que lutou contra a escravidão no país e resgata a resistência dessa luta”, disse à Agência, a deputada Reginete Bispo (PT-RS), relatora do projeto. Confira mais detalhes, clicando aqui (Foto: Reprodução/Zeca Ribeiro).

Segundo publicação no portal da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 482 de 2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), depois [de] tramitado como Projeto de Lei nº 3268/21, seguiu para a sanção do presidente Lula.