DestaqueMunicípiosNotícias

No lançamento do programa “Sua Escritura Tá na Mão”, algumas pessoas já saíram com a documentação de seus imóveis

*Matéria atualizada

Sua Escritura Tá na Mão“, é o programa que foi lançado nesta quinta-feira (30), na Biblioteca Municipal, pela prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. Uma parceria entre as secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Fazenda, busca regularizar a situação de proprietários de imóveis urbanos, existentes no município, que ainda não têm suas escrituras.

De acordo com as informações, o programa está divido em dois modelos: 1) escritura gratuita, para famílias com renda de até três salários mínimos e 2) escritura econômica, pagamento com desconto para os demais proprietários.

Algumas pessoas que participaram do lançamento, foram contempladas com suas escrituras (veja galeria abaixo). Para quem não foi até a biblioteca, mas deseja regularizar seu imóvel, será atendido inicialmente na Secretaria de Planejamento, localizada no Centro Administratio (prédio do antigo Colégio Acadêmico), no bairro Lauro Passos.

Confira alguns momentos do lançamento do programa.

O projeto faz parte do REURB (Regularização Fundiária Urbana), lançado em 2017, pelo governo federal, através da Lei 13. 465 e agora implementado pela prefeitura cruzalmense, para contemplar os cerca de 80% dos imóveis em condições irregulares existentes na cidade, conforme indicou, durante o evento, o secretário de Planejamento, Eurícles Neto.

O prefeito Ednaldo Ribeiro, agradeceu a sua equipe pelo esforço para agilizar a execução do programa e disse do seu interesse em regularizar todas as pendências de imóveis irregulares da cidade. “Espero… que a gente, muito em breve, regularize todas as pendências [dos imóveis da] nossa cidade. Conto com [o apoio dos] cartórios para que a gente traga tranquilidade para a nossa população“.

A secretária da Fazenda, Patrícia Karine, demonstrou sua felicidade ao perceber o interesse da população pelo programa. “Estou me sentindo muito feliz ao vir a biblioteca lotada desse jeito. Isso significa, que a população cruzalmense entendeu a importância desse projeto…”, disse ela, ao frisar que o programa chegou para desburocratizar a situação de quem deseja regularizar seu patrimônio.

Já o secretário de Infraestrutura, indicou para as pessoas que estavam no evento, a importância e tranquilidade em ter seus imóveis regularizados com as escrituras. “Todos vocês têm o patrimônio de vocês. Mas não tinham uma coisa melhor, que era a escritura… vocês não tinham isso [guardado] no armário de vocês, não tinham isso [guardado] no cofre de vocês. Isso aqui vai oportunizar à quem quiser financiar, quem quiser ampliar a sua casa. Isso é uma alegria… e quem está aqui hoje, está vendo isso. E quem não está, tenha a certeza que a meta do prefeito, é chegar a 100% das escrituras…”, revelou Edson Ribeiro.

Entre as pessoas que estavam na plateia e se encaixavam no programa de gratuidade e saíram com as escrituras definitivas de seus imóveis, estava a senhora Sandra Regina dos Santos. Ela se emocionou ao receber o documento das mãos do prefeito Ednaldo Ribeiro. “Eu estou muito feliz e muito emocionada“, disse ela, aos prantos.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo