CULTURA & LAZERNotícias

O Forró é reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional

O Forró agora é oficialmente reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional. Após ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, o PL (Projeto de Lei), de autoria do deputado baiano Zé Neto (PT), foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira (7).

De acordo com o PL, “o Forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas“, conforme noticiou a Agência Brasil.

Em dezembro de 2021, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), já havia declarado as Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Na cerimônia de assinatura desta terça-feira, alám do presidente Lula, também participaram, Margareth Menezes (ministra da Cultura), Teresa Leitão (senadora PT-PE) , Zé Neto (deputado federal PT-BA) e Alexandre Padilha (ministro das Relações Institucionais). Leitão foi a relatora do projeto no Senado.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo