Inconsciente x Consciente
*Por: Dra. Maria José
Duas palavras tão usadas nestes tempos. Mas, será que sabemos o que significam?
Antes de Freud, já existiam, mas, foi com ele que se intensificou o interesse por esse binômio. Freud, em seus estudos, percebeu que o inconsciente dominava a vida e que vivemos mergulhados nele. Afirma que 95% de toda a nossa vida é inconsciente, não sabemos nada sobre nós e não temos noção do que rege nosso comportamento. Somos desconhecidos de nós mesmos.
O inconsciente guarda todas as nossas memórias, experiências, impressões, traumas, medos, sensações e aspectos negados em nós. O interessante que somos regidos por essa porção que determina nosso comportamento, ações, emoções, sucessos, fracassos e todas as nossas escolhas.
Aspectos desconhecidos de nós, nos colocam em situações difíceis e como não compreendemos nada de nós mesmos, culpamos os outros porque é o que vemos, é o que acessamos.
Conhecer a si mesmo é fundamental para ser auto responsável pelas ações e compreender os aspectos que sempre nos levam para situações difíceis e repetitivas. A função do inconsciente é ser inconsciente, ou seja, impedir que o ser humano acesse sua dor a fim de protegê-lo do sofrimento.
A dor e o sofrimento são despertadores para tornar consciente, o inconsciente. Tudo o que está em nosso campo de consciência nos pertence. Tem a função de chamar nossa atenção para o que habita em nós e que desconhecemos para torná-lo consciente. Quanto mais consciente somos, mais liberdade de escolhas temos.
O que a vida está lhe mostrando que você não consegue ver?
Quer saber sobre os conteúdos do seu inconsciente? Observe o que está acontecendo em sua vida agora.
– Se não conseguir compreender a mensagem que a vida está mostrando, me procura que te ajudo.
*Maria José Etelvina dos Santos, é Psicóloga, Biopsicossomatista, Mestre em Educação Emocional e Professora Universitária. CRP 03/01436 – Contato: Whatsapp (71) 9.9206-4920. Siga-nos no Instagram: @auto.observacao.
- Textos assinados, são de responsabilidade de seus autores!