Sessão alusiva ao Dia do Vereador, teve emoção e 14 pessoas recebendo o Título de Cidadão Cruzalmense; confira abaixo
*Texto atualizado às 16:18
A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, realizou na noite desta segunda-feira, (30), uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional do Vereador, celebrado em 1º de outubro. Porém, a data coincidiu com as eleições para as escolhas dos novos conselheiros tutelares, também no município.
A Sessão teve como Orador Oficial, o ex-vereador e servidor público Gerson Rubronegro Carvalho Peixoto. “Comemorado todo dia 1º de outubro, a data celebra a importância dos vereadores e das vereadoras de todo o Brasil, desempenham na sociedade e na democracia. O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro, como o dia do vereador, porque foi nessa data, que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país“, explicou ele no início de seu discurso.
Professora Leda Caldas teve a incumbência de fazer o momento de reflexão. “Amor e sabedoria, são os pilares que sustentam o mundo e edificam o homem“, explanou ela, ao convidar as pessoas à adorar Deus, ao invés da própria ganância.
Por sua vez, o presidente do Legislativo, Thiago Chagas (PSD), deu as boas vindas aos homenageados, às autoridades e ao público presente na galeria.
Quinze pessoas que residem, trabalham e ou têm serviços prestados em Cruz das Almas, foram homenageadas por indicações dos vereadores e vereadoras, com o Título de Cidadania Cruzalmense. 14 compareceram à cerimônia, ou mandaram representantes (confira a galeria abaixo). O homenageado do vereador Renan de Romualdo, o deputado Carleto, foi a única ausência, mas justificou.
“É uma noite de grande emoção. Como foi dito, sou santoantoniense, e agora, orgulhosamente, cruzalmense. A minha vinda pra cá, a princípio, foi a trabalho, depois, como foi narrada na minha história, foi pelo autismo“, disse Lidiane Teles de Almeida, ela que é mãe de uma criança autista. Visivelmente emocionada, pela homegem recebida das mãos ds vereadora Camila Moura (MDB) e ao abordar sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). “E minha maior emoção eu vou compartilhar com vocês aqui hoje, porque Ryan, o meu filho autista, está aqui nessa Casa… quero estar trazendo para apresentar pra vocês, meu ouro. Meu filho, meu maior amor“, confessou a natural de Santo Antônio de Jesus e trabalha como Policial Militar, foi homenageada da vereadora Camila Moura.
Um dos sócios proprietários da Casa Itapuan, atual Rede Ergue e Rede Quero Bahia, o muritibano Jorge Luiz da Siva, homenageado pelo vereador Barriga da Oficina, fez um breve relado sobre sua trajetória e a história de sua família, ue continua contribuindo no aspecto socioeconômico do município, ao empreender em Cruz das Almas e resumiu assim ao receber seu novo título: “tudo isso serve de estimulo para eu ser um profissional melhor e fazer cada vez mais por Cruz das Almas“.
“Não é a primeira vez que sou convidado pra isso [ser homenageado], mas nas outras acabei não aceitando porque achava que não merecia. Na minha avaliação pessoal eu achava que não merecia essa honraria, naquele momento. Mas dessa vez, pensando que já em janeiro desse ano seguinte, farei 50 anos de Cruz das Almas, trabalhando bastante aqui, na cidade e pela cidade, pela Embrapa, levando o nome da cidade para muitos países e regiões por todo o Brasil e por todos os Continentes, além de outros pequenos serviços prestados ao longo do tempo, acabei aceitando…” ressaltou o pesquisador da Embrapa, Domingo Haroldo Rudolfo C. Reinhardt, que recebeu o Título das mãos do vereador Osvaldo da Paz. Ele é de origem alemã, porém, morava em Monas Gerais, entes de se mudar para a cidade baiana.
O prefeito Ednaldo Ribeiro fez um breve discurso, onde parabenizou os vereadores pela sessão alusiva e também aos homenageados, por terem se tornando seus conterrâneos. Em outro momento de sua fala, pediu união por Cruz das Almas. “Eu que fui vereador por três mandatos, sei exatamente o que é ter uma cadeira aqui no Legislativo. Por isso, todos vocês que atuam como vereador[a], têm a responsabilidade, o meu respeito e admiração. [Quero] chamar a atenção de todos para a união de forças, para a construção de uma Cruz das Almas ainda melhor…”.
Confira na galeria quem são os e as novo(a)s cruzalmenses. E saiba os respectivos nomes clicando aqui)