Cruz das Almas: prefeitura faz a entrega dos primeiros cartões do Bolsa Família Cruz; confira algumas pessos que foram contempladas
O prefeito Ednaldo Ribeiro, do município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, discursou no lançamento do Bolsa Família Cruz, na manhã ddesta terça-feira (24), no Salão Nobre da Prefeitura, repleto de pessoas que foram receber os primeiros cartões do programa, que dar direito a receber, R$100,00 mensais. Ele fez um balanço da trajetória do progragrama e destacou a importância do benefício para a população carente do município.
O beneficio municipal, gerido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social, nesse primeiro momento contemplou 86 pessoas inscritas no CardÚnico e que atendem aos critérios do programa. Cada uma recebeu um cartão e a partir desta quarta-feira (25, já pode ir ao banco sacar o dinheiro. Outras 34 famías ficaram de fora dessa primeira remessa, por problema no sistema do banco conveniado, conforme informou a secretária Soze Bisbo. Em breve elas também terão seu dinheiro disponiblizado.
Em sua fala, o prefeito ressaltou que o Bolsa Cruz, foi criado em 2016, quando ele assumiu a gestão do município pela primeira vez (substituindo o prefeito Raimundo Jean). O projeto foi aprovado pela Câmara, apresentado pelo vereador e presidente da Casa, à época, Edson Ribeiro. Porém, o programa foi interrompido em 2017, quando um outro grupo assumiu a prefeitura. “Ao retornar a prefeitura em 2021 [eleito em 2020], após dois anos de pandemia, nós lutamos e mandamos [novamente] para a Câmara… houve um atraso, mas graças a Deus, hoje estamos entregando aqui para as pessoas que mais precisam“, disse ele.
De acordo com o que foi anunciado pelo líder do Executivo e reforçado pela secretácia de Assistência Social, Soze Bispo, a meta do programa é atender 2 mil famílias em situação de vulnerabilidade.
Uma das beneficiadas, foi a dona da casa Maria da Conceição Pereira, quilombola da Vila Guaxinim, “eu acho que esse cartão foi simplismente bom. Uma ajuda que já dá para a gente pagar uma [conta] de água, luz e comprar o que a gente quiser. Graças a Deus, pra mim foi muito bom e agradeço a todos eles aqui da prefeitura que nos ajudaram“, disse ela ao Acesse News, afirmando ser avó de dez netos e que a família sobrevive do cultivo da plantação em uma ‘rocinha’ na comunidade rural do município.
Por sua vez, a secretária Soze Bispo informou que as famílias que estão recebendo o benefício, forama avaliadas por profissionais da área social. “As famílias contempladas nessa primeira fase precisam muito, elas receberam visitas domiciliar das assistentes sociais que sinalizaram situação de extrema necessidade e precisamos garantir o direito dessas pessoas“.
Para o Acesse News, Bispo contou que para ter direito ao benefício, é preciso está inscritos no CardÚnico e preencher alguns requisitos. Quem tiver dúvida e desejar obter mais informações pode procurar a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Rua Rubens de Oliveira Santos, 85, no bairro Lauro Passos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 17h e também o CRAS e o CREAS.
Em outro momento de seu discurso, o prefeito destacou a dificuldade financeira que Cruz das Amas enfrenta, porém, mesmo assim, optou por lançar o programa: “sabemos que o município não tem as condições que tem o governo federal, mas nós, dentro das condições do município e da sensibilidade e com amor no coração, como vocês têm visto aí a minha luta…”
Confira aí, mais algumas pessoas ue receberam seus cartões.