“O governo brasileiro tem a satisfação de anunciar que, há poucos instantes, decolou de Tel Aviv, com 211 passageiros, o primeiro voo de repatriação de nacionais brasileiros, que deverá pousar em Brasília no início da madrugada de quarta-feira. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15 de outubro“, o anúncio é do MRE (Ministério das Relações Exteriores), em referência aos brasileiros que decidiram deixar Israel após a nova onda de ataques de guerra com o grupo radical islâmico Hamas, no último sábado (7).
Segundo as informações, a Embaixada Brasileira em Tel Aviv, continua recebendo os dados de brasileiros interessados em repatriação. Esse interesse deve ser manifestado através do formulário online https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv.
“Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar“, diz o comunicado da pasta.
Foi informado também, que o Escritório de Representação em Ramalá continua em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. Já “a Embaixada do Brasil no Cairo, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza“, garante o ministério.
Quem desejar entar em contato com a Embaixada, pode fazer através dos números: Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), “com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência“. Por outo lado, existe um plantão consular geral do Itamaraty que também pode ser contatado: +55 (61) 98260-0610.