Cruz das Amas: popularização do conhecimento será tema de oficinas na Casa da Cultura
“A Casa da Cultura Galeno D’Avilírio tem a honra em lançar a Oficina Historiar o Processo de Independência do Brasil, que compõe uma das ações do Projeto Diálogos Culturais: Um Projeto pela Popularização do Conhecimento“, diz o início da nota de divulgação enviada ao Acesse News, pelo escritor Hermes Peixoto Filho (Agá Pê), presidente da Casa da Cultura, nesta terça-feira (29). A instituição fica em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia.
O lançamento acontecerá no próximo dia 5 de setembro, a partir das 19h.
Segundo o comunicado, a oficina que será ministrada pelo historiador Vinicius Paeta Silva (foto), promete trazer “uma revisão histórica a respeito do processo de independência instituída como oficial em 7 de setembro 1822 e as lutas e resistências na Bahia, entre finais de 1821 à 2 de julho de 1823, com a rendição e retirada do(a)s portuguese(a)s do Brasil“.
A ideia é atrair aluno(a)s dos ensinos Básico, Fundamental e Médio, EJA, estudantes universitários, professore(a)s e o público interessado na temática.
As aulas serão gratuitas e vão começar quando houver turmas formadas. Sempre às terças-feiras, nos horários: 14:h às 16h e 19:h às 21:h.
Quem tiver interesse, pode obter informações e se inscrever através de @viniciushis e @casadaculturagaleno.
Vinicius Paeta também é Doutor e Professor da Uneb (Universidade do Estado da Baia – DEDC-Campus XIII), com licenciatura em História na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Doutorado em História Social (PPGH-UNIRIO/MAST), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC – UEFS/UFBA (Universidade Federal da Baia), Especialização em Filosofia Contemporânea (UEFS).
Serviço:
O que? Lançamento da Oficina Historiar o Processo de Independência do Brasil
Quando? 5 de setembro
Onde? Casa da Cultura Galeno D’Avilírio
Horário? A partir das 19:h
Quanto? Grátis