Prefeitos baianos serão atendidos pela Caravana Federativa, na Alba, nesta quinta e sexta-feira
A Bahia foi escolhida como o primeiro estado para sediar a Caravana Federativa, do Governo Federal, que levará atendimento aos gestores municipais. Prefeitos de todo o Brasil, serão contemplados em seus respectivos estados.
O evento terá início nestas quinta-feira (24) das 9h às 18h e seguirá até esta sexta-feira ( 25), nos mesmos horários, em um espaço montado na área verde da Alba (Assembleia Legislativa Baiana). “A expectativa é receber cerca de 250 prefeitos e representantes de prefeituras baianas“, diz o comunicado enviado à imprensa, nesta quarta-feira (23).
De acordo com as informações, a ideia é facilitar o contato direto dos prefeitos, com 34 Ministérios e instituições financeiras federais e secretarias baianas, através de reuniões técnicas.
As inscrições podem ser feitas no site da UPB (União Baiana dos Municípios). Os gestores também participarão de painéis, oficinas e workshops, com abordagem sobre economia, habitação, segurança e saúde.
“A ação foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. Também no âmbito federal, serão oferecidos serviços que incluem Cidadania Fiscal; Soluções Caixa para Cidades e Estados; Fomento Florestal; Agenda Ambiental na Administração Pública; Soluções de Gestão e Governo Digital para prefeituras; entre muitos outros“, afirma a nota.
Os trabalhos serão coordenados pela SRI (Secretaria de Relações Institucionais) da Presidência da República, com o apoio da Serin (Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia).
Secretarias do Estado oferecerão orientações aos prefeitos. A Sesab (Secretaria da Saúde) vai orientá-los sobre Registro de Preço Compartilhado de Medicamentos e Credenciamento de Serviços; Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), o superintendente Saulo Pontes e o coordenador dos Consórcios de Infraestrutura, Renan Ribeiro, serão os mediadores da oficina Consórcios de Infraestrutura; a Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado) dará informações sobre o Conecta Bahia, programa estadual que leva internet (Wi-Fi) gratuita aos municípios; Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) participará com stand do CrediBahia; a Setur (Secretaria de Turismo) realizará o painel ‘Como se tornar um município turístico’.