UFRB cria projeto para visita guiada de estudantes do ensino médio de escolas públicas do Recôncavo, ao campus Cruz das Almas
“Nos Caminhos da Universidade: um olhar para a juventude de escolas públicas“, esse é o projeto criado pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), através da PROEXC (Pró-reitora de Extensão e Cultura), para promover a integração entre a instituição de ensino superior e estudantes do ensino médio da rede pública dos municípios do Recôncavo Baiano, com visitas guiadas ao campus Cruz das Almas.
A visita que deve ser agendada com quinze dias de antecedência pelas escolas interessadas, acontecerá pela manhã ou a tarde. “O projeto visa atender uma demanda de acolhimento e diálogo com estudantes da educação básica dos municípios do recôncavo por meio da extensão universitária como forma de estabelecer esta relação transformadora com a sociedade“, informa a postagem no site da universidade.
Segundo a UFRB, a ideia não é apenas apresentar o campus de Cruz das Almas aos visitantes, mas principalmente, fazer com ele(a)s se sentam parte de um contexto universitário, na “perspectiva de ingresso a um curso de graduação na UFRB, o estímulo a visitação ao campus e a troca de saberes entre a comunidade externa e a comunidade acadêmica, a redução dos efeitos da evasão escolar no ensino público e viabilizar o aumento do número de ingressos na UFRB“. As escolas deverão preencher esse formulário, para garantir a visita.
Guiado(a)s por equipes do projeto, o(a)s aluno(a)s vão conhecer os cursos de graduação e espaços da UFRB, como por exemplo: laboratórios, museus entre outros, além de participarem de diálogos e socialização sobre os cursos e as políticas de permanência estudantis. No final, poderão dar um feedback sobre as impressões das visita.
“Esta ação permitirá o reconhecimento da realidade e da identidade das instituições de ensino público da região, no que concerne a perspectiva da comunidade da formação dos discentes em universidade pública, em especial a UFRB, possibilitando um posicionamento mais alinhado sobre a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político e ambiental das instituições de ensino público no desenvolvimento territorial, além de desvelar a construção da pedagogia dos sonhos“, diz a PROEXC.
Para a Pró-reitora, “o projeto pretende, através dos dados, pensar e contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas de permanência dos discentes no ambiente universitário“. Saiba mais informações, clicando aqui.