Em anúncio feito durante o lançamento da sua nova sede administrativa em São Paulo, nesta terça-feira (8), a empresa chinesa Goldwind Energias Renováveis, maior fabricante mundial de turbinas eólicas, informou a decisão de instalar na Bahia, a sua planta de aerogeradores.
O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Angelo Almeida. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, ele foi responsável pela abertura da solenidade e comemorou mais uma conquista da gestão, conforme nota da assessoria.
De acordo com o informado, desde março a indústria chinesa já havia assinado protocolo de intenções com o governo baiano, que competia com o Ceará para a instalação do empreendimento. “O investimento total inicial será de R$ 150 milhões, com geração de 1.100 empregos diretos e indiretos”, afirma o comunicado.
Ainda segundo as informações, além da indústria anunciada, também virá no pacote, “um cluster empresarial, com todos seus grandes fornecedores, garantindo à Bahia na liderança da neoindustrialização sustentável com o encadeamento produtivo, voltada para a produção de energia limpa“.
Está previsto que ao menos seis empresas compunham o parque de componentes eólicos. Entre elas, a SINOMA se comprometeu com sua ampliação ainda neste segundo semestre.
“O universo da neoindustrialização debruça-se sob o powershoring, ancoragem de indústrias em sites que assegurem energia limpa, abundante, segura e barata. Sim, a Bahia além de ter o melhor acarajé do mundo e um povo trabalhador e criativo, tem também o ecossistema perfeito para ser um estado competitivo para o novo mundo industrial. Com muito trabalho dos governadores Jaques Wagner, Rui Costa e agora Jerônimo Rodrigues, estamos colhendo os frutos das boas sementes que foram plantadas. As tratativas do nosso governador e o sucesso da sua missão oficial na China foram fundamentais por mais essa conquista para a Bahia”, disse o secretário.