DestaqueNotícias

A Bahia é o segundo Estado mais rápido no ranking de abertura de empresas, mostra pesquisa

Pesquisa divulgada pela Receita Federal na última terça-feira (1º), indica que a Bahia é o segundo Estado mais rápido no ranking de abertura de empresas no Brasil, com um tempo médio de 9h. De acordo com a Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia), este é “o menor [prazo] já registrado pelo Estado desde o início da medição, em 2019“.

O levantamento levou em consideração, o tempo médio que os órgãos competentes disponibilizam para registrar uma empresa. Desde a verificação da viabilidade do endereço de instalação, até a emissão do CNPJ.

As informações revelam que dessas 9h estipuladas, “pouco mais de oito horas é o tempo necessário para as Prefeituras analisarem se a empresa pode funcionar no endereço desejado, e uma hora, aproximadamente, é o tempo que a Junta Comercial da Bahia (Juceb) leva para realizar o registro do contrato social e emitir o CNPJ através de integração com a Receita Federal“.

PUBLICIDADE

A pesquisa foi realizada em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal. Com 6h para a finalização dos processos, Sergipe ficou em 1º lugar em rapidez. Já São Paulo com 2 dias e 5 horas, ocupa a ultima colocação.

Esse último lugar, já pertenceu a Bahia, em abril de 2022, afirma a Junta Comercial. Porém, desde fevereiro deste ano, após ações conjuntas entre sua equipe técnica e as prefeituras, o estado assumiu o segundo lugar com 12h. E após novos investimentos, o tempo reduziu para as atuais nove horas.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo