A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tem visitado alguns países da América Latina, entre eles, México, Argentina, Chile e agora o Brasil, trazendo na agenda, negociações comerciais a partir do Mercosul.
Nesta segunda-feira (12), ela se encontrou com presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Em seguida, participou de evento na CNI (Confederação Nacional da Indústria), também em Brasília.
A representante europeia destacou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, tem previsão de ser concretizado até o fim deste ano.
De acordo com o g1, para os empresários Ursula Von der Leyer declarou que a UE tem interesse em três campos de atuação: Crescimento limpo, Dimensão humana da revolução digital e Comercial internacional.
“Agora finalmente estamos próximos da linha de chegada, acho que é o momento de cruzar a linha de chegada. O presidente Lula e eu nos comprometemos em concluir o acordo o quanto antes, mais tarda até o final do ano. Esse acordo traz benefícios, dará às empresas oportunidades de expansão“, afirmou ela.
Na avaliação de Carolina Pavese, doutora em relações internacionais e especialista em Europa, ouvida pela CNN Rádio, essa visita “rompe isolamento da América Latina na agenda da União Europeia“.
Pavesse acredita que a vinda de Ursula Von der Leyer, para as bandas de cá, serve para aquecer os trabalhos, visando o encontro de cúpula entre primeiros-ministros e presidentes dos países da América Latina, Caribe e União Europeia, que acontecerá em Bruxelas, no próximo mês de julho.