eSocial agora só poderá ser acessado com contas gov.br prata ou ouro
O eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados, agora só poderá ser acessado através de contas Gov.br, usadas no Portal Único de Serviços do Governo Federal, dos níveis prata ou ouro. A mudança foi concluída nesta segunda-feira (12).
Publicação da Agência Brasil, informa que ‘tanto pessoas físicas, como empresas precisam se ajustar às novas regras‘. A postagem indica que o login tradicional, começou a ser desativado desde dezembro do ano passado. “Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo eSocial, o login por meio da conta gov.br garante mais segurança para empregadores e trabalhadores“, diz a matéria.
Por conta disso, a “folha de pagamentos de junho, que vence em 7 de julho, só poderá ser elaborada e fechada por usuários com login Gov.br“.
Quanto ao nível de segurança, agora as pessoas poderão acessar os serviços com a conta Gov.br, fazendo o login tem três níveis: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.
Como ficarão
De acordo com a AB, as contas cadastradas com informações do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são consideradas nível bronze. “Também tem esse nível o cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)“.
As contas prata, se encaixam nessas três fontes: biometria facial da carteira de motorista; cadastro Sigepe (no caso de servidores públicos); dados bancários de um dos sete bancos conveniados ao Portal Gov.br (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob).
Já as contas ouro, são as validadas com biometria facial da Justiça Eleitoral, ou por certificado digital compatível com a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
“Os contribuintes com contas nível bronze podem elevar o nível de segurança do login, ao fazer as validações que conferem níveis superiores“, ressalta a publicação. Para obter mais informações, basta clicar aqui.