NotíciasPolítica

Relator do PL das Fake News e outros convidados participam de seminário sobre comunicação e desinformação, em Salvador

Nesta quinta-feira (1) e sexta (2), Salvador receberá o seminário, Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia. Especialistas, profissionais de comunicação, além de políticos, estarão reunidos para discutir sobre os desafios de como combater essas desinformações, bem como, a necessidade da regulação das plataformas digitais, contra a proliferação das fake news.

Promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o evento conta com o apoio do Governo Baiano. “Um dos destaques é a presença do deputado federal Orlando Silva, relator do PL das Fake News (PL 2630), que irá compor uma das mesas de discussão“, diz a nota enviada a imprensa.

Segundo Miro Borges, coordenador do Centro de Estudos e organizador do evento, “a Bahia mais uma vez sai na frente nesse debate estratégico sobre os desafios da comunicação em tempos de fake news, de desinformação e de ataques à democracia. O seminário vai permitir aprofundar essa reflexão, tratando de vários aspectos – como a questão da urgente regulação das plataformas digitais ou do fortalecimento da comunicação pública no Brasil. Os palestrantes conhecem profundamente do assunto e são protagonistas desta luta“.

De acordo com o comunicado, o encontro acontecerá no auditório do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Secretaria de Segurança Pública, localizada na 4ª Avenida, nº 430, no Centro Administrativo da Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, onde também é possível conferir a programação completa. “Os participantes terão direito a certificado”.

Os debates

Às18h da quinta-feira, haverá um debate sobre a conjuntura de lutas e ideias da sociedade, com a presença de Cynara Menezes (jornalista e editora do blog Socialista Morena); Leandro Fortes (jornalista, professor e escritor) e Laurindo Lalo Leal Filho (coordenador do Barão de Itararé).

Na sexta-feira, a partir ds 9h, serão abordadas as questões das redes digitais, fake news e a regulação das plataformas, com as participações de Orlando Silva (deputado federal), Nina Santos (coordenadora do *Desinformante, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital – INCT.DD e diretora da Aláfia Lab) e João Brant (Secretário de Políticas Digitais da Secom da Presidência da República). A partir das 14h, será apresentado o painel sobre as prioridades da comunicação pública, com Guia Dantas (assessora especial de Comunicação do Rio Grande do Norte), André Curvello (secretário de Comunicação da Bahia) e Hélio Doyle (presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC).

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo