DestaqueMODA e BELEZAMODE E BELEZA

Transformando vidas: O projeto ‘Ponto Firme’ inserido na SPFW, atua na reinserção social com a utilização do crochê

*Por: Camila Souza

O Projeto experimental “Ponto Firme“, que tem como intuito, confecções de roupas feitas de crochê para as passarelas do São Paulo Fashion Week, ocorreu no Copan, edifício histórico de São Paulo, nesta quinta-feira (25), tendo como criador, o artesão Gustavo Silveira.

A união de agregações tem como um dos principais objetivos a reinserção de egressos do sistema presidiário, tanto no mercado de trabalho, quanto também no meio social.

Para esse ano de 2023 o desfile entregou brilho, pedras, sapatos plataformas e papetes customizados com bordados, que chamaram a atenção no evento (Foto: Reprodução/SPFW).

O tema envolvido foi o resgate das artes manuais no Brasil, cuja centralidade foram os mantos cerimoniais de Tupinambá, construções essas que remetem a identidade social do país.

A inserção da moda em torno de trabalhos sociais e manuais, é a transformação do significado do que é a moda de luxo, geralmente interligada somente a peças renomadas. Além disso,  traz a mão de obra de pessoas que de alguma forma, sofrem com a falta de inserção social, auxiliando nesses processos dos resgatados de trabalhos análogos a escravidão, e jovens que atuam integrando o time (Foto: Reprodução/SPFW). 

_____________________

*Camila da Silva de Souza (@cs.camila), é estudante de jornalismo, cursando o segundo semestre pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – campus Cachoeira). Em colaboração para o Acesse News.

  • Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo