Cruz das Almas: prefeitura promete mudanças no trânsito, com implantação de sistema de videomonitoramento
Aconteceu nesta segunda-feira (24), na Biblioteca Carmelito Barbosa Alves, o lançamento da implantação de um novo Sistema de Videomonitoramento que promete melhorar o trânsito urbano no município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. A ideia é unir tecnologia, mobilidade e segurança.
Com o crescimento da cidade e o aumento do número de carros e motos que vêm ocupando as ruas nos últimos anos, a SMTT (Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes), tem enfrentado desafios para tentar manter a ordem no trânsito local. O desrespeito às regras tem sido flagrante diário, com ocorrências seguidas de acidentes, inclusive deixando vítimas fatais.
Por conta disso, o prefeito Ednaldo Ribeiro resolveu fazer mudanças no comando da Superintendência. Saiu Carlos Eduardo que ocupou a pasta por mais de um ano e assumiu interinamente o secretário Euricles Neto. “Nós vamos continuar logicamente com o superintendente interino que também é secretário de Planeamento do Municipio e já passamos as coordenadas pra ele…]”, disse, após afirmar não está satisfeito com a situação e prometeu cobrar ainda mais da nova empresa que vai gerenciar a tecnologia do sistema.
O prefeito falou que teve algumas conversas com o ex-superintendente, porem, não houve evolução nos trabalhos. Em seguida o agradeceu, “Eduardo, quero agradecer a sua passagem pela Superintendência. Pouco tempo atrás quando você me pediu para que fosse superintendente para ganhar mais conhecimento, eu lhe atendi…]”, pontuou, para justificar a exoneração.
Além do chefe do Executivo, também estiveram no encontro, a vereadora Maria Cedraz, secretário(a)s municipais, representantes da empresa que ganhou a licitação para conduzir os trabalhos, membros da imprensa e agentes de trânsito. Esses últimos, ainda participaram de uma capacitação para utilização dos novos equipamentos.
Edson Ribeiro, secretário de Infraestrutura e o superintendente interino Euricles Neto, também falaram sobre as mudanças. “Há pouco mais de dez dias, eu recebia a nova missão do prefeito Ednaldo, que me chamava para a gente trazer um novo ordenamento para o trânsito da cidade de Cruz das Almas. Acho que muitos aqui não sabem mas, a minha formação de trânsito, sou formado pela Escola Baiana de Tecnologia Transporte e Trânsito“, informou o interino da pasta.
A GCT (Gerenciamento e Controle de Trânsito), é a empresa que será responsável pelo monitoramento do trânsito cruzalmente. “A GCT atua com o que há de mais moderno e nós estamos trazendo para Cruz das Almas um sistema que vai garantir que os agentes possam desempenhar as suas respectivas funções, de maneira exemplar“, assegurou João Cerqueira, gerente comercial.